Retrospectiva 2020: relembre as polêmicas envolvendo famosos

Assédio, traições e até áudios proibidos; saiba tudo que aconteceu no mundo das celebridades e agitou as redes sociais neste ano

iG Minas Gerais | Da redação |

undefined
Reprodução: iG Minas Gerais
undefined

Ninguém vai ter muita saudades de 2020, mas se tem uma coisa que esse ano não deixou a desejar foi no quesito polêmicas. E ninguém escapou das ciladas. No mundo dos famosos, o que não faltou foram barracos, boatos e confusões - teve assédio, traição, áudios proibidos, torta de climão e, claro, muitos cancelamentos.

Só para refrescar sua memória, nem parece que foi esse ano, mas 2020 teve a briga entre Anitta, Ludmilla e Leo Dias. Teve a separação polêmica de Arthur Aguiar e Mayra Cardi e até a novela da herança de Gugu Liberato. Por isso, fizemos uma lista com todos os barracos envolvendo as celebridades.

Separações

Gusttavo Lima e Andressa Suita: O anúncio da separação do casal pegou os fãs de surpresa. Na internet, a modelo também admitiu choque com a decisão do sertanejo de pôr um ponto final no casamento de cinco anos. "Eu fui acordada e comunicada que não dava mais pra gente continuar como casal, sem qualquer queixa, sem nenhum motivo (...) o que me restou foi aceitar", relatou na época.

Duramente criticado nas redes sociais, Gusttavo Lima se defendeu: "O pior seria ser desonesto com ela e com meus filhos. Mais vale uma verdade dura do que uma mentira fofa".

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por 🏛 Gusttavo Lima 🏛 (@gusttavolima)

No início deste mês, o ex-casal assinou os papéis de divórcio, oficializando a separação. A partilha de bens segue sendo discutida judicialmente. Os dois são pais de Gabriel, de três anos, e Samuel, de dois. 

Ivy Moraes e Rogério: Estava tudo certo. A ex-BBB e o empresário, pai do seu filho, até iriam se casar no dia 10 de dezembro em Cancún, mas, a notícia de que o empresário teria traído a modelo gerou uma crise e os planos do casório mudaram quando a colunista Fábia Oliveira, do jornal O Dia, divulgou um áudio de Rogério oferecendo para pagar uma dívida que tinha com uma ex-affair em troca de sexo.

Até o padre Fábio de Melo, amigo do empresário, se meteu na confusão e deixou uma mensagem dizendo que estava rezando pelo casal.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ivy Moraes (@ivymoraes)

Luan Santana e Jade Magalhães: Após 12 anos de relacionamento, o cantor e a estilista anunciaram o término do noivado em outubro. Luan e Jade haviam decidido adiar o casamento em função da pandemia e adiantado os planos de morar juntos.  

Luísa Sonza e Whindersson Nunes: Em maio, a cantora e o humorista anunciaram o fim do casamento depois de quatro anos juntos. Após a separação, Luísa foi alvo de ataques nas redes sociais depois que internautas suspeitaram que ela teria traído o ex-marido com o cantor Vitão. Na época, ela negou as acusações, mas, em setembro, Sonza e Vitão assumiram o romance. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Luísa Sonza (@luisasonza)

Já Whindersson está namorando a catarinense Maria Lina Deggan, estudante de Engenharia Civil. O youtuber assumiu o romance em novembro.

Mayra Cardi e Arthur Aguiar: um dos divórcios mais polêmicos do ano, envolveu troca de farpas públicas e acusações sobre traição. Na época, a musa fitness revelou ter vivido um relacionamento abusivo com o ator e até o acusou de ser manipulador.

Arthur admitiu sim que teria traído Mayra, mas pediu para que nomes como o das atrizes Alice Wegmann, Giovanna Lancellotti e Bruna Marquezine não fossem envolvidos na polêmica. Leo Dias fez até uma espécie de powerpoint com as supostas amantes.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Arthur Aguiar (@arthuraguiar)

Recentemente, boatos de que os dois teriam reatado o romance surgiram nas redes sociais - mas nada confirmado oficialmente.

Cancelados 

Gabriela Pugliesi: a musa fitness foi atacada na internet por promover festa com outras influenciadoras em sua casa durante pandemia do coronavírus. Após o episódio, em abril, a loira ficou meses sem beber e disse que vai fugir da aglomeração das festas de fim de ano.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Gabriela Pugliesi (@gabrielapugliesi)

Larissa Manoela: a atriz foi acusada recentemente por internautas de ter devolvido uma de seus pets, adotada no Instituto Luísa Mell, por ser vira-lata.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Larissa Manoela (@larissamanoela)

Rafa Kalimann: a finalista do Big Brother Brasil 2020 foi cancelada depois de ter dublado o áudio de Mariana Ferrer no Tiktok - a jovem alega ter sofrido abuso sexual em festa em Jurerê Internacional, em dezembro de 2018.

Polêmicas

Anitta x Leo Dias: Leo Dias publicou, em maio, que a mãe de Anitta deixou a mansão da cantora e foi morar no subúrbio por “não concordar com a vida louca da filha”.

A funkeira, então, desmentiu a notícia e desabafou na época, confessando que era chantageada durante muito tempo pelo jornalista. Em resposta, Leo fez diversas revelações sobre o início de carreira da cantora, com uma sequência de áudios proibidos.

O caso envolveu Preta Gil, Ivete Sangalo, Ludmilla, entre outras cantoras. Entre as revelações, o jornalista afirmou que a cantora foi a responsável pela fofoca do caso entre Marina Ruy Barbosa e José Loreto.

Leo Dias foi processado e não pode citar a cantora sob pena de multa. A confusão rendeu até a demissão do jornalista no portal Uol. 

Herança do Gugu: Após o falecimento do apresentador, em novembro do ano passado, foi aberto o testamento do artista e Rose Miriam, mãe de seus filhos, ficou sem herança.

A médica, então, entrou na Justiça para ter seu relacionamento com Gugu reconhecido como união estável. A família de Gugu contestou o relacionamento e no meio dessa confusão apareceu até o chefe de cozinha Thiago Salvático, que revelou que vivia um romance com o apresentador. Thiago entrou na justiça também para ser reconhecido como seu companheiro no final da vida. 

Marcius Melhem e Dani Calabresa: As acusações contra o ex-diretor vieram a público pela primeira vez em dezembro de 2019, mas voltaram a ganhar destaque a partir da publicação da reportagem do jornalista João Batista Jr. pela revista piauí neste mês.

O texto narra relatos de profissionais que dizem ter sido assediadas, tanto moralmente como sexualmente, pelo humorista. São citadas duas supostas vítimas de assédio sexual, sete vítimas de assédio moral e três vítimas de assédio sexual e moral. Entre as vítimas estaria a comediante Dani Calabresa.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Daniella Giusti🍕atriz/comédia (@calabresadani)

Neymãe e Thiago Ramos: O modelo Tiago Ramos começou a namorar Nadine, mãe de Neymar, no início deste ano. Rapidamente, notícias sobre o passado do modelo surgiram e começaram a preocupar a família do jogador do PSG. Na época, especulou-se até que Thiago teria tido um caso com o cozinheiro de Neymar.

O fim do relacionamento, no entanto, foi ocasionado após um  "surto" do modelo, em que ele socou um vidro e foi levado ao hospital para receber 12 pontos.

Mas no clima relacionamento ioiô, Tiago e Nadine reataram e viajaram para Cancun, no México em dezembro. Porém durante a viagem, eles terminaram o namoro novamente e o modelo gravou um vídeo com sangue no corpo, declarando que foi esfaqueado. 

Tiago Iorc X Anavitória: Era para ser uma live tranquila de Dia dos Namorados, mas em tom de desabafo, Ana Clara Caetano explicou aos fãs que o ex-amigo e produtor as proibiu de regravar a famosa canção "Trevo (Tu)", uma das mais tocadas de Anavitória no Spotify, para um novo projeto: o DVD de "O Tempo É Agora".

Tiago Iorc gravou um vídeo e considerou "desnecessário" o desabafo público. Ele afirmou que o problema, na verdade, era com o ex-empresário.

Memes

A foto de Zé Neto de sunga se tornou um dos assuntos mais comentados das redes sociais neste ano. No Instagram, as diretrizes do aplicativo considerou o conteúdo impróprio e excluiu a imagem, mas o sertanejo logo tratou de substituí-la - com muito bom-humor - por uma montagem de bermuda. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por guardando user (@znecportal)

Coronavírus

A pandemia do coronavírus já vitimou mais de 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo e o Brasil atingiu a triste marca de mais de190 mil mortos pela Covid-19.  Entre os famosos, Alok e sua esposa Romana, Lucas Neto, o cantor Leonardo, Taís Araújo e Lázaro Ramos, Sabrina Sato e Duda Nagle, além de Virgínia e Zé Felipe e Neymar foram alguns dos que testaram positivo para o novo vírus. 

Já outros, infelizmente, acabaram não resistindo e faleceram devido às complicações causadas pela doença, como o ator Eduardo Galvão, o compositor Aldir Blanc, o humorista Luis Carlos Ribeiro, o Rodela, o jornalista esportivo Rodrigo Rodrigues e o Parrerito, do Trio Parada Dura.

Mortes

Arnaldo Saccomani: o produtor musical, conhecido também por seu trabalho como jurado em programas como o 'Ídolos', morreu aos 71 anos devido a uma insuficiência renal.

Chadwick Boseman: o ator, estrela do filme "Pantera Negra", faleceu aos 43 anos, vítima de câncer de colón no estágio III. O astro foi diagnosticado com a doença em 2016 e vinha lutando desde então. Boseman nunca havia contado sobre sua doença e continuou a atuar até o filme "Destacamento Blood".

Flávio Migliaccio: o ator foi encontrado morto em seu sítio no interior do Rio de Janeiro em maio.

Francisco Camargo , pai de Zezé Di Camargo e Luciano: o pai dos cantores, que inspirou o filme '2 Filhos de Francisco', morreu aos 83 anos em 23 de novembro de 2020. 

Fernando Vanucci: o jornalista esportivo morreu aos 69 anos após sofrer um infarto.

Little Richard: morreu em 9 de maio de 2020, aos 87 anos de idade, devido a uma parada cardiorrespiratória. 

Nayra Riveira: conhecida por seu trabalho na série Glee, a atriz desapareceu em em julho. Seu corpo foi encontrado dias depois no Lago Piru, onde estava passeando de barco quando caiu na água por acidente.

Moraes Moreira: o cantor e compositor morreu aos 72 anos após sofrer um enfarte.  

Paulinho, do Roupa Nova: após passar meses internado para transplante de medula óssea, quando também contraiu Covid-19, o cantor morreu em 14 de dezembro de 2020.

Tom Veiga: o eterno intérprete de Louro José morreu em 1º de novembro de 2020, após um AVC em decorrência de aneurisma.  

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Tom Veiga (@tomveiga_)

Vanussa: a cantora morreu aos 73 anos em uma clínica de repouso por insuficiência respiratória.

Zé do Caixão: o ator e diretor José Mojica Marins morreu aos 83 anos de idade após sofrer complicações por conta de uma broncopneumonia.

Nascimentos

Daisy Dove, filha de Katy Perry e Orlando Bloom: a cantora deu à luz sua primeira filha no dia 26 de agosto. O ator já é pai de Flynn, de nove anos, de seu casamento com a modelo Miranda Kerr. Embaixadores da boa vontade da Unicef, os dois comemoraram a chegada da filha com uma ação social em prol de mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade social, para ajudá-las a ter acesso a cuidados de saúde - sobretudo em tempos de pandemia do novo coronavírus. 

Lua, filha de Tiago Leifert e Daiana Garbin: a primeira filha do casal nasceu no dia 28 de outubro. A gravidez de Daiana foi anunciada logo após o final do BBB. 

Ravi e Raika, filhos de Alok e Romana Novais: sim, os dois nasceram em 2020 e não, eles não são gêmeos. O casal anunciou a gravidez de Raika em julho, seis meses após o nascimento de Ravi, que veio ao mundo em janeiro. A caçula nasceu no início deste mês e segue internada na UTI. Romana entrou em trabalho de parto prematuro com 32 semanas de gestação em função de complicações da Covid-19.

Zyan, filho de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso: o pequeno Zayn nasceu no dia 8 de julho. Os atores já são pais de Titi, de sete anos, e de Bless, de cinco. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Giovanna Ewbank (@gioewbank)

Sucesso

Nem parece, mas teve BBB este ano e a edição teve recorde de votação. A versão brasileira do reality entrou para o Guiness Book deste ano, com recorde de votos com o paredão que eliminou Felipe Prior.

A disputa entre o brother, Mari Gonzalez e Manu Gavassi teve 1,5 bilhão de votos. Entre as torcidas, diversos famosos se mobilizaram com mutirões de votos, dentre eles Bruna Marquezine, melhor amiga de Manu Gavassi. Do outro lado, na "Tropa do Prior", jogadores de futebol e cantores, como Neymar, Richarlyson, entre outros. 

Lives

Na pandemia da Covid-19, artistas se reinventaram e usaram a internet para transmitir shows online inesquecíveis. Ivete fez da sua sala de estar um palco.

Marília Mendonça fez o show virtual mais assistido de 2020, mostrando que a “sofrência” é um sentimento compartilhado por muitos. Outro que fez live em casa, mas fez um verdadeiro show, transmitindo luzes que atraíram os vizinhos no Rio de Janeiro foi Alok. 

Teresa Cristina foi outra que se tornou a rainha das lives nesta pandemia. A sambista reuniu em suas transmissões artistas como Chico Buarque, Alceu Valença, Gilberto Gil e Marisa Monte.

Quem custou a se render ao universo virtual foi Caetano Veloso, mas em comemoração aos seus 78 anos. O cantor reuniu seus filhos, Tom, Zeca e Moreno em uma live.

E claro, nem Roberto Carlos ficou de fora na onda das lives. No show virtual, o rei cantou “Lady Laura” e alguns de seus maiores sucessos em homenagem ao dia das mães. 

Outra live insultada foi o show do grupo de pagode Aglomerou, que foi interrompida por uma operação policial em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro Os policiais explicaram que foram ao local para evitar que alguém fosse ferido durante uma operação que ocorria na casa ao lado.