Retrospectiva exibirá 35 filmes de Martin Scorsese

Mostra que vai começar nesta sexta-feira (24) no Cine Humberto Mauro vai exibir tanto curtas quanto longas-metragens

iG Minas Gerais | Carlos Andrei Siquara |

undefined arrow-options
undefined

O cinema norte-americano passava por mudanças a partir da década de 60. Um dos protagonistas desse momento é o diretor Martin Scorsese, com quem emergia um movimento conhecido como “Nova Hollywood”. De lá para cá, ele segue em atividade e, inclusive, teve o filme “O Irlandês” (2019) indicado ao Oscar – o que motivou a realização da mostra “Retrospectiva Scorsese”, em cartaz no Humberto Mauro a partir desta sexta-feira (24). 

De acordo com Bruno Hilário, curador do Cine Humberto Mauro, ao lado de Vitor Miranda, nos anos 60, houve uma ruptura com o modelo de produção dos grandes estúdios, quando os diretores começaram a experimentar maneiras mais autônomas de filmagem.

“Scorsese surge nesse momento em que a estética e as narrativas do cinema norte-americano estão passando por uma revisão. Os diretores, de certa forma, buscam novos caminhos, produzindo com orçamentos mais baixos e conquistando mais liberdade artística”, contextualiza Hilário. 

Miranda, também responsável pela seleção de 35 obras, entre longas e curtas-metragens, explica que os principais filmes de todas as fases do cineasta foram contemplados nesse projeto. “Nós vamos exibir os chamados filmes de gângster, os de temática musical – que são tanto documentários quanto obras de ficção, a exemplo de ‘New York, New York’ (1977) e ‘O Último Concerto de Rock’ (1978). Teremos também ‘A Última Tentação de Cristo’ (1988), que tem um teor mais religioso e seguimos para o próprio ‘A Invenção de Hugo Cabret’ (2011), que não deixa de ser uma devoção religiosa de Scorsese ao cinema”, sintetiza o curador. 

Agenda O quê. “Retrospectiva Scorsese” Quando. Amanhã, a partir das 15h; até 20/2 Onde. Cine Humberto Mauro (av. Afonso Pena, 1.537, centro) Quanto. Entrada gratuita.

Para a programação completa clique aqui.