Felipe Neto rebate Carlinhos Maia após polêmica sobre suicídio

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.

iG Minas Gerais | Da Redação |

undefined arrow-options
undefined

Setembro é o mês dedicado ao combate ao suicídio e o assunto ganhou holofotes nas redes sociais por um motivo não muito feliz.

Ontem, o influencer Carlinhos Maia revelou o que pensa sobre jovens que apresentam quadro depressivo em seus Stories do Instagram. “Você achava mesmo que ia ser fácil? Eu vejo meninos aqui com 16 anos me mandando ‘Eu quero me matar’. Vai, ô, imbecil. Vai se matar porque você nem começou a vida ainda”, disse Maia. O vídeo não está mais disponível em sua conta.

Felipe Neto rebateu. Conhecido por não fazer vista grossa para temas considerados polêmicos e por abraçar pautas progressistas, o influenciador demonstrou seu contraponto sobre a importância de se informar ao tratar de um tema tão delicado. “Nesse momento do mundo, não existe nada mais importante do que se informar a respeito da depressão e tudo o que envolve essa doença. Está começando agora o setembro amarelo. Depressão é o mal do século no mundo inteiro. A sua dor é legítima. O seu sofrimento é real e legítimo. Ninguém pode dizer que não é. O que você precisa é de buscar maneiras de conseguir melhorar. O que você tem é uma doença. Eu espero que vocês não deixem esse tipo de mensagem influenciar vocês”.

Ver essa foto no Instagram

Depressão é o grande mal do mundo, principalmente entre os jovens. Quase 1 milhão de pessoas tiram a própria vida todos os anos (e o número não para de crescer). Atualmente, o suicídio já é a SEGUNDA principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Segunda! Por isso é TÃO importante falar sobre o assunto, alertar para os sintomas e explicar que há solução. Jamais acredite que a depressão ou qualquer pensamento suicida é sua culpa. Não é. Depressão é uma doença, como qualquer outra, que se manifesta na sua química cerebral e causa sintomas como tristeza, letargia, vontade de se matar, entre outros. NUNCA é sua culpa. Nunca!!! E isso é o primeiro ponto que você precisa entender e aceitar. O segundo ponto é simples: você só conseguirá começar a recuperação se FALAR sobre a sua doença. A depressão não se cura sozinha, não “passa” e não é “uma fase”. Como qualquer outra doença, a depressão precisa de ajuda médica e tratamento. Se você tiver uma pneumonia, vai esperar passar? Não. Então, caso você esteja manifestando qualquer sintoma de depressão, chame seus pais, amigos, familiares e CONTE. Fale! Coloque pra fora, olhando nos olhos. Apenas diga: “eu sinto que estou com depressão e preciso de ajuda”. A partir daí, o próximo passo é buscar profissionais da área de saúde mental que possam ajudar. Eu sou um combatente da depressão, diagnosticado há 10 anos e tomando remédios diariamente. E SOU MUITO FELIZ! Tenho meus sintomas controlados e me considero, hoje, um vencedor dessa doença. Você também pode. É possível. Mas você precisa FALAR! Dê o primeiro passo, comece a sua luta e vença essa doença. E se você ouvir alguém falar que a culpa é sua, que isso é frescura ou que você é jovem demais e se sente vontade de se matar tem mais é que se matar mesmo, mande essa pessoa ir para a famosa casa do caralho. Desculpe. Mas não dá.

Uma publicação compartilhada por Felipe Neto (@felipeneto) em 1 de Set, 2019 às 8:51 PDT

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Ainda conforme o balanço, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida no mundo, a cada ano.