'A Dona do Pedaço': conheça os personagens do novo folhetim da Globo

Novela escrita por Walcyr Carrasco traz a atriz Juliana Paes como protagonista

iG Minas Gerais | Renato Lombardi |

undefined
undefined

Uma paixão avassaladora entre dois jovens de famílias inimigas que termina em tragédia. O enredo da famosa história de “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, é o ponto de partida para a novela “A Dona do Pedaço” – folhetim de Walcyr Carrasco que estreia nesta segunda-feira (20) à noite.

A nova versão brasileira vai girar em torno da história de amor entre Maria da Paz (Juliana Paes) e Amadeu (Marcos Palmeira). Nos anos 90, eles são impedidos de viver juntos por causa da rivalidade que há entre suas famílias por uma tragédia que acontece no dia do casamento deles. Porém, o casal vai se reencontrar 20 anos depois e terá que enfrentar alguns obstáculos para viver esse amor.

A maior parte da novela se passa nos tempos atuais, com a protagonista convertida em uma empresária de sucesso. “‘A Dona do Pedaço’ é uma novela que fala de coragem e esperança. Acredito que as pessoas podem subir na vida utilizando aquilo que já sabem, um dom, e a vontade de lutar e trabalhar”, ressalta o autor.

Conheça abaixo alguns dos personagens do novo folhetim:

Maria da Paz (Juliana Paes)

Herdeira dos Ramirez, ela é uma mulher bonita, decidida e de bom coração. Apaixona-se por Amadeu (Marcos Palmeira) e luta para se casar com ele. Jurada de morte pelos Matheus, depois que Amadeu sofre um atentado no dia do casamento deles, foge para São Paulo, onde, para se sustentar, começa a vender seus bolos caseiros. O sucesso é tamanho que faz fortuna e se torna dona de uma rede de confeitarias e franqueados. Trabalha incansavelmente para criar sozinha a filha Josiane (Agatha Moreira) e se envolve com Régis (Reynaldo Gianecchini). Ainda assim, não supera a perda de seu primeiro e grande amor, dado como morto. E descobrir que ele está vivo vai abalar suas estruturas.    Dulce (Fernanda Montenegro)

Matriarca dos Ramirez, a avó de Maria da Paz pode ser tão carinhosa e dedicada quanto fria e precisa, se necessário for para defender sua família. Mãe de Ademir (Genézio de Barros), é quem ensina a neta a fazer bolos. E só por conta da profunda ligação com ela permite seu inimaginável casamento com Amadeu, herdeiro da família rival, os Matheus.    Evelina (Nivea Maria)

Casada com Ademir (Genézio de Barros). Mãe de Maria e Zenaide (Maeve Jinkings). É simples, despojada, bem diferente do que Josiane (Agatha Moreira) espera ter como avó. Ao chegar em São Paulo, sozinha, se aproxima de Antero (Ary Fontoura).    Ademir (Genézio de Barros) 

Filho de Dulce e casado com Evelina. Pai de Maria da Paz e Zenaide. É um justiceiro profissional e sonha ver as filhas seguindo o caminho da família. A princípio, não aceita o casamento da filha Maria com Amadeu. Tenta fazer de tudo para impedi-la de encontrar o jovem, mas sabe que a última palavra na casa é sempre a de Dulce e por este motivo acaba consentindo.     Zenaide (Maeve Jinkings)

Filha de Ademir e Evelina. Irmã de Maria da Paz, casa-se com Hélcio (Dionísio Neto). Mãe de Fabiana (Nathalia Dill) e Virgínia (Paolla Oliveira). Vive uma tragédia familiar após o tiro que atinge Amadeu no altar e é separada das filhas.    Fabiana (Nathalia Dill)

É a irmã mais velha de Virgínia. Filha de Zenaide e Hélcio. Quando os Ramirez e os Matheus se desentendem por ocasião do casamento de Maria da Paz e Amadeu, é raptada pela família rival e deixada em um convento. Criada por freiras, cresce sonhando com a vida que gostaria de ter ao lado de sua família. Um dia, através de um programa de TV, reconhece a irmã Virgínia, que mostra um amuleto igual ao dela. Descobre onde ela mora e se aproxima, mas aos poucos revela sua faceta vingativa e rancorosa.    Virgínia (Paolla Oliveira)

Filha caçula de Zenaide e Hélcio, irmã de Fabiana. É adotada por Otávio (José de Abreu) e Beatriz (Natália do Vale), após ser separada da mãe na infância. Amada e paparicada, torna-se uma it girl, conhecida como Vivi Guedes. Vive no mundo ultrafashion e contrata Kim (Monica Iozzi) para administrar sua carreira. É namorada de Camilo (Lee Taylor) e a principal referência de Josiane no projeto para se tornar uma digital influencer.     Amadeu (Marcos Palmeira)

Filho de Nilda (Jussara Freire) e Miroel (Luiz Carlos Vasconcelos). Irmão de Vicente (Álamo Facó) e Ticiana (Áurea Maranhão). Foi estudar em Vitória, onde se formou em Direito. Dono de uma índole pacífica, não tem interesse algum em seguir a dinastia da família. Sofre um atentado no altar, prestes a se casar com Maria da Paz. Depois de meses em recuperação, casa-se com Gilda (Heloísa Jorge), sua fisioterapeuta, e tem um filho com ela, Carlito (João Gabriel). O reencontro com Maria, seu grande amor, faz sua vida aparentemente estruturada tremer.    Nilda (Jussara Freire)

Casada com Miroel (Luiz Carlos Vasconcelos), mãe de Amadeu, Ticiana e Vicente. É uma mulher do interior do Espírito Santo, matriarca da família Matheus. Culpa Maria da Paz pelo tiro dado em Amadeu em pleno altar.     Marlene (Suely Franco)

É a prima do padre (Fernando Eiras) que recebe Maria da Paz em São Paulo. Viúva, vive da aposentadoria de professora. Praticamente a adota como filha, a ponto de ser tornar uma de suas principais conselheiras na vida. Ajuda Maria a dar os primeiros passos como microempreendedora e nos cuidados com Josiane ainda bebê.     Antero (Ary Fontoura)

Ajuda Maria da Paz a abrir a empresa, e, mais tarde, se torna consultor da rede de confeitarias e da fábrica. Aos poucos, aproxima-se de Marlene, que sempre teve um interesse a mais nele. Com a chegada de Evelina a São Paulo, será disputado por elas.    Eusébio (Marco Nanini)

Filho de Cornélia (Betty Faria) e casado com Dorotéia (Rosi Campos). Perdeu o emprego há muito tempo, tornou-se morador de rua e vive de biscates. Por ter dirigido o carro velho de Antero para Maria da Paz vender seus primeiros pedaços de bolo na rua, acha que ela lhe deve sociedade nos negócios.     Rock (Caio Castro)

Filho mais velho de Eusébio  e Dorotéia (Rosi Campos), foi batizado com esse nome por conta do famoso personagem do cinema. Assim como ele, sonha ser um campeão de boxe, mas, apesar de ser um atleta dedicado, carrega um lado sombrio.     Josiane (Agatha Moreira)

Filha de Maria da Paz e Amadeu. Foi criada pela mãe, que desconhecia a informação de que o pai estava vivo. Envolve-se com Régis (Reynaldo Gianecchini), mas decide aproximá-lo de Maria para aplicar um golpe na mãe. Ao conhecer o pai Amadeu, não tem o menor pudor em desprezá-lo, por considerá-lo rústico e malvestido. Resolve tornar-se digital influencer e tem Vivi Guedes como referência.  

Otávio (José de Abreu)

Pai adotivo de Virgínia. Casado com Beatriz (Natália do Vale) e sócio da construtora Habitex. Rico, vive muito confortavelmente. Adora a filha. É um homem refinado e sedutor. Casado há muitos anos com Beatriz, envolve-se com Edilene (Cynthia Senek).    Beatriz (Natália da Vale)

Mulher de Otávio, mãe adotiva de Virgínia. É uma mulher frágil. Sua própria mãe, Linda (Rosamaria Murtinho), a incentiva a passar por cima das traições do marido e não romper com ele sob qualquer circunstância. 

Kim (Monica Iozzi)

É assessora de Virgínia, mais conhecida como Vivi Guedes. Indicada por ela, cuida também de Josiane. Orienta as clientes para se tornarem personalidades da internet. Impulsiva, sempre produzida, divertida, obcecada, acredita que Márcio (Anderson Di Rizzi), gerente da fábrica de bolos de Maria da Paz, namora com ela. Mesmo sabendo que ele tem uma relação com Sílvia (Lucy Ramos), prepara armadilhas, encontros e situações para que Márcio a “assuma”.     Agno (Malvino Salvador)

É sócio da construtora Habitex, ao lado de Otávio (José de Abreu). Casado com Lyris (Deborah Evelyn), genro de Gladys (Nathalia Timberg), é quem sustenta Régis (Reynaldo Gianecchini), o cunhado, durante anos. Pai de Cássia (Mel Maia). Mantém uma relação fria com Lyris, que cobra a atenção do marido.    Lyris (Deborah Evelyn)

É de família tradicional, filha de Gladys (Nathalia Timberg). Mãe de Cássia (Mel Maia), é casada com Agno, que veio da classe média para enriquecer como construtor. Ela fica intrigada quando ele começa a evitá-la. Apoia tudo que o irmão Régis (Reynaldo Gianecchini) faz.      Régis (Reynaldo Gianecchini)

É bonito, charmoso, um playboy sem juízo. Faz canalhices, tem um lado vilão, mas também um lado apaixonado e sensual. É de família tradicional e sempre foi mimado pela mãe, Gladys. É sustentado por Agno, marido de sua irmã Lyris. Envolve-se com Josiane e juntos armam um plano para tirar o dinheiro de Maria da Paz.