Terceira fase conta com apoio de livraria

Arrecadação segue até 31 de maio; escolas de BH também participam

iG Minas Gerais | Da redação |

undefined
undefined

A campanha “O Livro Acolhe, Abriga e Ensina”, promovida pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH), está em sua terceira etapa de recolhimento de doações em 2019. O objetivo é arrecadar livros para implantação de bibliotecas comunitárias na capital mineira. Nesta nova fase, que vai até o dia 31 de maio, a ação tem um grande apoio da Livraria Leitura, que disponibiliza caixas da campanha para receber as doações em todas as lojas da rede em Belo Horizonte e na região metropolitana.

Importante ponto para recolhimento de livros, a livraria recebe todos os dias amantes da leitura e, com isso, dissemina a proposta da campanha a essas pessoas que, além de adquirir seus novos livros, podem doar a quem não tem fácil acesso a eles.

Além do apoio da Leitura e da população, diversas instituições de ensino da capital, como Colégio Santo Agostinho, Colégio Magnum Cidade Nova, Faculdade Pitágoras – Unidades Antônio Carlos e Venda Nova e Universidade Fumec, também estão colaborando. Todas elas já estão fazendo a captação das doações de livros com a comunidade escolar: pais, alunos e professores.

A ideia é inspirar o corpo docente a desenvolver um trabalho de conscientização social com os alunos e familiares, para que compartilhem o acesso aos livros com outras crianças que não têm a mesma facilidade.

O recolhimento dos livros na capital continua sendo realizado por meio do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus de Belo Horizonte para a coleta dos livros doados pela população, utilizando sua frota de quase 3.000 ônibus, estações do sistema BRT Move e BHBus, garagens das empresas e da sede do SetraBH, da mesma forma que ocorreu nas outras fases em 2016, 2017 e 2018.

Sobre a campanha

Nas outras fases, a campanha “O Livro Acolhe, Abriga e Ensina” já arrecadou mais de 390 mil livros entre obras literárias, didáticas e religiosas, que foram entregues a 620 entidades e instituições cadastradas, beneficiando assim mais de 235 mil pessoas. O SetraBH disponibiliza link para que os doadores da campanha e a população possam acompanhar os resultados.