'Vingadores: Ultimato’ encerra saga e corrida por ingressos já é grande

Fãs podem esperar por lutas e efeitos visuais impactantes

iG Minas Gerais | Etienne Jacintho |

undefined
undefined

Hoje é dia de estreia bombástica nos cinemas: “Vingadores: Ultimato” chega já com ingressos praticamente esgotados na maioria das salas de cinema do país e com a missão de amarrar todas as pontas soltas deixadas ao longo dos 21 filmes produzidos em 11 anos no Universo Cinematográfico Marvel. Em Belo Horizonte e região metropolitana, não há mais entradas disponíveis para as sessões do fim de semana nas 48 salas da rede Cineart que exibem o filme. Até as 17h de ontem, restavam pouquíssimos ingressos para as exibições desta quinta-feira. 

Há várias razões para esse furor causado pelo “Ultimato”, uma vez que essa ambiciosa série de filmes resgatou a Marvel de uma queda vertiginosa. Ao transpor seus personagens para o cinema, a casa de famosos super-heróis encontrou fôlego e dinheiro para driblar o desinteresse do público em geral pelas HQs.

Desde a estreia de “O Homem de Ferro”, em 2008, até “Capitã Marvel”, lançado em março deste ano, a franquia rendeu mais de US$ 18,5 bilhões.

Apesar de “Vingadores: Ultimato” ser vendido como o desfecho desse arco, cujos enredos se dão em torno principalmente do Homem de Ferro e do Capitão América, a Marvel não vai deixar de lançar seus super-heróis na telona. Em julho, chega “Homem-Aranha: Longe de Casa”. Haverá sequências de “Pantera Negra”, “Guardiões da Galáxia” e “Doutor Estranho”. Personagens como Viúva Negra e Shang-Chi vão ganhar filmes solo. 

Apesar da continuidade do Universo Cinematográfico Marvel, a ideia dos produtores agora é criar arcos menores com cinco ou seis filmes por saga, em vez de 20. Isso facilita não só a vida do espectador, como também dos roteiristas, que não terão tantos detalhes para amarrar e concluir. 

Por mais difícil que seja criar uma unidade para o fim dessa saga de 22 filmes, os jornalistas que já assistiram à produção garantem que os fãs não vão se decepcionar. Caso você não queira saber nada sobre o filme, pare de ler este texto aqui. Não haverá spoilers radicais, mas terá algumas informações sobre o fim. 

O enredo, como muitos apostaram, abusa das viagens no tempo, mas não chega a confundir o espectador. Esse recurso é usado para a recuperação das joias do infinito e funciona também como uma homenagem aos filmes da saga. Quem gosta das lutas e dos efeitos visuais vai se esbaldar neste filme que traz ação, mas também emoção, ao guiar seus personagens centrais rumo ao fim. Claro que há mortes (no plural, mesmo) de heróis carismáticos e também finais felizes. Não há como negar, no entanto, o alívio de chegar ao fim após 11 anos, apesar do sentimento de nostalgia.