Sistema consegue prever quais personagens vão morrer em 'Game of Thrones'

Estudantes alemães criam método de análise de algoritmos que consegue dizer qual é a probabilidade de morte de cada jogador; Starks estão mal; já Daenerys parece invencível

iG Minas Gerais | Etienne Jacintho |

undefined
undefined

Estudantes do curso de siências da computação da Universidade Técnica de Munique (TUM), na Alemanha, recebe há alguns anos uma curiosa missão: criar um mecanismo para prever qual personagem de “Game of Thrones” tem a melhor chance de permanecer vivo e ocupar o Trono de Ferro no último episódio da série da HBO. 

Para realizar esse feito, os estudantes desenvolveram um sistema que vasculha a web atrás de dados sobre “Game of Thrones” e analisa esses números usando uma gama de algoritmos de inteligência artificial para prever as chances de sobrevivência de cada personagem da série. Algoritmo, em linguagem de programador, é um tipo  de receita que dá o passo a passo dos procedimentos para a resolução de alguma tarefa. 

Lá atrás, em 2016, pouco antes da estreia da sexta temporada, um outro grupo de estudantes na mesma universidade criou um algoritmo que previu a ressurreição de Jon Snow (Kit Harington). Sistemas parecidos são usados na medicina e no mercado financeiro. 

Utilizando esses algoritmos, os estudantes previram que os Starks estão condenados à morte e os Lannisters e Targaryens podem comemorar suas boas taxas de sobrevivência. Segundo os dados, Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) tem a maior chance de sobreviver no universo de “Game of Thrones”, com 99,1%. Tyrion Lannister também está bem, ao menos nas previsões, e tem 97,5% de chance de vida. Jaime (Nikolaj Coster Waldau) e Cersei Lannister (Lena Headey) parecem seguros. Depois de passar maus bocados desejar a morte, o galã tem têm 96% de taxa de sobrevivência. Sua irmã/amante fica com 95%.

Os dois Lannisters estão atrás de Varys (Conleth Hill) e de Samwell Tarly (John Bradley-West), com 96,8% e 96,7% de taxa de sobrevivência respectivamente. Jon Snow aparece com 88% de chance de seguir vivo. Além destes, os personagens Theon Greyjoy, Podrick Payne, Brienne e Jorah Mormont aparecem com poucas chances de morte. 

Altas taxas de mortalidade.

Já a lady Sansa Stark (Sophie Turner) está mal, coitada. Só o fato de ela ser uma Stark já deixa a personagem numa situação delicada. Ter sido casada somente uma vez também é uma desvantagem. Então, os fãs da ruiva podem preparar os lencinhos, pois a chance de morte dela é de 73,3%. Segundo o sistema, outro personagem  está praticamente com os dois pés na cova: Bronn (Jerome Flynn), com taxa de mortalidade de 93,5%, seguido pelo gigante Gregor Clegane (Hafthor Júlio Björnsson), com 80,3% de chance de morrer.  O irmão de Gregor, Sandor Clegane (Rory McCann) também deve ser sacrificado nesta última temporada e tem 47,5% de chance de morte.

Da condenada Casa Stark,   Bran (Isaac Hempstead-Wright) também está no leito de morte, com 57,8% de partir. A garota guerreira Arya Stark (Maisie Williams) tanta gente matou que sua vida virou uma verdadeira roleta russa. A garota tem 47% de chance de morrer. Pobre família de Eddard Stark…

Leia tudo sobre: Game of Thrones