Começa a contagem regressiva para a última temporada de "Game of Thrones"

Listamos dez coisas que já sabemos sobre a estreia mais esperada do ano

iG Minas Gerais | Isis Mota |

undefined
undefined

Até quem vive na estação espacial já sabe que a derradeira temporada de “Game of Thrones” estreia mundialmente no próximo dia 14 de abril. Para os fãs, o gosto é agridoce: finalmente conheceremos o desfecho da saga mais cativante da televisão nos últimos anos. Mas, por outro lado, vai acabar. É muito mistério, mas dá pra saber um pouco do que vem por aí. Pra começo de conversa, o clássico resumão da sétima temporada.

Um grupo liderado por Jon Snow (Kit Harington) vai além da Muralha para capturar um White Walker. Eles querem levar o ser sobrenatural até Cersei Lannister (Lena Headey) para convencê-la do perigo. O grupo fica preso, mas Gendry Baratheon (Joe Dempsie) consegue enviar um recado para Daenerys Targaryen (Emilia Clarke). Ela voa com seus dragões até lá, e o Rei da Noite mata Viserion.

Cersei aceita a trégua na luta pelo Trono de Ferro até que os mortos sejam derrotados. Mas, depois, confessa a seu irmão e amante Jaime (Nikolaj Coster Waldau) que foi tudo uma farsa. Seu plano é deixar o povo do Norte, os Imaculados e os Dothrakis lutarem contra os White Walkers, enquanto ela se protege com auxílio da Companhia Dourada, exército de mercenários trazido por Euron Greyjoy (Johan Philip Asbæk). Jaime deixa Porto Real em um cavalo, provavelmente rumo a Winterfell.

Jon e Daenerys têm sua primeira noite juntos, enquanto os fãs suspiram do lado de cá da tela.

Em Winterfell, Arya (Maisie Williams) e Sansa (Sophie Turner) mostram quem manda na parada: a segunda acusa Petyr Baelish, o Mindinho, de traição, e a primeira dá um golpe mortal nele com sua adaga.

O nerd fofo Samwell Tarly (John Bradley-West) chega a Winterfell e se encontra com Bran Stark (Isaac Hempstead-Wright). O garoto conta que se tornou o Corvo de Três Olhos e que tem visões do passado. Os dois trocam figurinhas e confirmam que o nome verdadeiro de Jon Snow é Aegon Targaryen, e que ele é o herdeiro do Trono de Ferro.

Viserion, agora um dragão de gelo, derrete a Muralha, com o Rei da Noite montado em suas costas. Os mortos passam e marcham para Westeros.

O inverno chegou. De verdade.

Isso é onde estamos. Mas para onde vamos? Dez coisas que já sabemos sobre a oitava temporada de “Game of Thrones”.

1. Retorno ao princípio

A chegada de Jon Snow e Daenerys Targaryen a Winterfell, onde Sansa e Arya Stark estão se preparando para a guerra, vai fazer várias ligações diretas com o primeiro ano da série. Maisie Williams, inclusive, já disse que, depois de ler os scripts da oitava temporada, correu para rever a primeira, por causa das muitas referências. Veremos as duas irmãs se tornarem unidas de novo, e Maisie Williams garante que será de coração: Arya não estará manipulando a ex-bobinha Sansa.

2. Tem primeira vez para tudo. E terceira vez também.

O diretor David Nutter revelou que veremos a sequência mais engraçada e a cena mais emotiva (peraí, tem jeito?) de “Game of Thrones” nesta oitava temporada. Ele já contou que, especificamente em três episódios, “haverá um monte de 'primeiras vezes'”. Num capítulo estilo calmaria antes da tempestade, o público será pego de surpresa pelo clima de intimidade quase teatral. Além dessas primeiras vezes, haverá uma terceira: os criadores/produtores David Benioff e Dan Weiss dirigiram o último episódio. Eles só tinham feito isso antes em “A Caminhada da Punição” (s03e03) e “Duas Espadas” (s04e01).

3. Bran está morto - figurativamente

Bran Stark foi um dos personagens que mais se transformou ao longo desses anos de “Game of Thrones”. Primeiro, fisicamente. Ele começou aos 11 anos. Quando a série acabar, em maio, terá 20. Mas sua jornada vai muito além. Bran era um menino cheio de energia. Tornou-se um jovem aleijado preso a uma cadeira. Daí, virou um fugitivo que aprendeu a entrar no corpo de um lobo para ver o mundo e, agora, é o Corvo de Três Olhos. Ele e Samwell Tarly são os únicos que conhecem a verdadeira identidade de Jon Snow, mas como ele usará essa informação para completar sua missão ainda é mistério. A única certeza é que, se e quando Bran Stark morrer, será só a casquinha. O ser sobrenatural em que ele se transformou já está muito além.

4. Tormund vai voltar

O trailer deu a dica: o ruivão interpretado por Kristofer Hivju sobreviveu ao colapso da muralha no final da sétima temporada, para alegria dos fãs que shippam o romance de seu personagem com a poderosa Brienne de Tarth (Gwendoline Christie). Ele se empenhou tanto em manter o segredo que andava recusando até selfies com fãs, enquanto estava filmando na Irlanda, para não dar spoiler.

5. Maior cena de batalha já filmada em cinema ou TV

Logo, logo saberemos quem vai conquistar o Trono de Ferro, quem vai sobreviver aos White Walkers e ao ataque do Rei da Noite. Até chegar lá, porém, vamos passar pela Batalha de Winterfell, que os produtores estão classificando como a maior já filmada - maior até que o sítio histórico de “Senhor dos Anéis”. Pelo que deu pra pescar por aí, a briga acontece simultaneamente entre as diferentes facções da trama e todos contra os mortos-vivos. O diretor é Miguel Sapochnik, o mesmo da épica Batalha dos Bastardos. Foram 11 semanas de filmagens exclusivamente à noite - dá pra entender porque o elenco todo falava de exaustão nas poucas entrevistas permitidas. Será a primeira vez, desde o episódio 1, em 2011, que todos os principais personagens estarão reunidos. As batalhas anteriores geralmente foram do ponto de vista de Jon Snow. Agora, serão mais ou menos 20 personagens com suas próprias histórias dentro da trama maior, lutando pela vida diante de um inimigo sobrenatural. Ou seja, prepare o seu coração.

6. Heróis vão morrer (que novidade!)

Os produtores já disseram que heróis queridos vão morrer diante dos portões de Winterfell na grande batalha. Quem? Estão confirmados lá: Jon Snow, Daenerys Targaryen, Tyrion Lannister (Peter Dinklage), Arya Stark, Sansa Stark, Brienne of Tarth, Ser Davos Seaworth (Liam Cunningham), Ser Jorah Mormont (Iain Glen), The Hound (Rory McCann), Samwell Tarly e Grey Worm (Jacob Anderson). Podemos começar o bolão.

7. Menos episódios, porém mais longos

A temporada final de “Game of Thrones” terá apenas seis episódios, mas cada um com fôlego de filme. Os dois primeiros terão uma hora, e os demais vão nos manter na frente da TV por 80 minutos cada.

8. Documentário mostrará como tudo foi feito

A HBO, sem muito alarde, encomendou um documentário de duas horas com os bastidores e detalhes da produção da oitava temporada. “Game of Thrones: The Last Watch”, da britânica Jeanie Finlay, vai mergulhar na lama e no sangue para mostrar o desafio que foi trazer o mundo fantástico de Westeros à vida. A exibição será no dia 26 de maio, uma semana após o final da série.

9. Vai ter reclamação

Dan Weiss, que integra a dupla dinâmica por trás do sucesso televisivo dos livros, disse ter consciência de que, não importa o que eles façam, algumas pessoas vão odiar até a melhor versão possível. “Não existe um final em que todo mundo diga 'Eu concordo com todas as outras pessoas no planeta de que essa foi a maneira perfeita de acabar”, brincou. Apesar de saber que não existe unanimidade, o poderoso brincou que sua meta é ser como o final de “Breaking Bad”: que o público se divida entre dar uma nota A ou A+. Modesto, hein? Mas ele está podendo.

10. Joe Jonas já sabe o final

Também, pudera. Ele é noivo de Sophie Turner (Sansa Stark), deu a maior força durante as filmagens da temporada, que foram em condições extremas de clima, exaustão e emoção para o elenco. Nada mais natural do que ele ser uma das duas únicas pessoas para quem a atriz - que admite ser incapaz de guardar segredos - contou o final. O resto de nós, mortais, tem que esperar.

Leia tudo sobre: Game of Thrones