Resumo do 1º dia de desfile das escolas de samba do Rio

Com 45 minutos de atraso por causa de chuva forte, sete escolas desfilaram de domingo até o início da manhã desta segunda-feira

iG Minas Gerais | Estadão Conteúdo |

undefined
Reprodução/Twitter
undefined

 As apresentações no prrimeiro dia de desfile das escolas de samba do grupo especical do Rio de Janeiro começaram com 45 minutos de atraso em função da chuva. O Império Serrano abriu o evento às 22h de domingo (3), quando ainda chovia no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

Mais cedo, um temporal alagou ruas da capital fluminense e por isso a organização optou por retardar o início dos desfiles para que o público conseguisse chegar ao Sambódromo.

Os destaques no primeiro dia ficaram por conta da Beija-Flor, a campeão de 2018, Salgueiro e Viradouro. Defislaram também Imperatriz Leopoldinense, Grande Rio, Império Serrano e Unidos da Tijuca.

Império Serrano 

Primeira escola a se apresentar neste domingo no sambódromo do Rio de Janeiro, abrindo a primeira noite de desfiles do Grupo Especial, o Império Serrano apresentou o enredo "O que é, o que é?", sobre o sentido e os rumos da vida. 

Unidos do Viradouro

De volta à elite das escolas de samba do Rio após quatro anos na segunda divisão (da qual foi campeã em 2018), a Unidos do Viradouro foi a segunda escola a se apresentar no sambódromo do Rio neste domingo, 3, a primeira noite de desfiles na Sapucaí. 

Grande Rio 

A Grande Rio, de Duque de Caxias, foi a terceira escola a desfilar na primeira noite de exibições no Rio de Janeiro, já na madrugada desta segunda-feira, 4. A agremiação apresentou o enredo “Quem nunca...? que atire a primeira pedra”, em que faz uma crítica “às gafes, deslizes, viradas de mesa e ao famoso jeitinho brasileiro”, segundo o próprio roteiro do desfile anuncia.

Salgueiro

Quarta escola de samba a desfilar na primeira noite de exibições no sambódromo do Rio de Janeiro, o Salgueiro exaltou Xangô, divindade cultuada pelas religiões de matriz africana trazidas ao Brasil pelos escravos, como o candomblé. Foi o primeiro desfile da escola do Andaraí (zona norte do Rio) sob a atual direção – uma disputa judicial que se estendeu de maio a dezembro determinou a saída de Regina Celi e deu o comando do Salgueiro a André Vaz, candidato de oposição. 

Beija-Flor 

Atual campeã, a Beija-Flor foi a quinta escola a desfilar na primeira noite de desfiles no Rio, na madrugada desta segunda-feira, 4. A escola de Nilópolis (Baixada Fluminense) comemorou seus 70 anos revisitando seus principais enredos, mas não empolgou. Algumas referências foram óbvias, outras, de difícil compreensão.

Imperatriz Leopoldinense 

A Imperatriz Leopoldinense levou a história do dinheiro para a Marquês de Sapucaí. Jogou cerca 800 mil notas falsas de R$ 100 à plateia, coloriu a avenida de dourado, mas não foi agraciada pela sorte em seu desfile, o penúltimo do primeiro dia do grupo especial. Com pouco mais de dez minutos de apresentação, o carro abre-alas 'A lenda do rei Midas' parou ainda na concentração, comprometendo a harmonia.  

Unidos da Tijuca

Sétima e última escola a se apresentar na primeira noite de desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, já no amanhecer desta segunda-feira (4), a Unidos da Tijuca fez uma bela apresentação e narrou a história do pão como alimento físico e espiritual discorrendo sobre o pão, que foi foi tratado como parte importante de vários momentos conturbados da história, como a Revolução Francesa e a Revolução Russa. A escola retrarou também um milagre de Deus ao fazer chover pão na avenida.