Plataforma Sua Música populariza as vozes do Nordeste e lança artistas da região
Empresa aposta no crescimento da produção nordestina e também atua como produtora e gravadora de jovens promessas

Forró, arrocha, piseiro, brega-funk, axé, sertanejo, swingueira, arrochadeira e brega. Estes são alguns ritmos da variada lista de estilos musicais que o Sua Música , uma espécie de Spotify da música nordestina e única plataforma de streaming do país dedicada à cultura da região, apresenta ao ouvinte. Criada por Éder Rocha Bezerra em 2010, em João Pessoa, como um site que disponibilizava shows de forró ao vivo e cuja ideia era reunir cantores e bandas nordestinas em um só espaço virtual de divulgação e entretenimento, a marca foi comprada três anos depois pelos empresários Roni Maltz Bin, Rodrigo Amar e Allan Trope.
“Quando fomos a um show do Aviões do Forró no interior de Pernambuco, em plena terça-feira, e tinha 30 mil pessoas, vimos que o potencial era imenso”, comenta Maltz Bin. A partir de então, a plataforma não parou de crescer.
Naquele período veio a sacada: além do site, o Sua Música seria também um aplicativo no qual o próprio artista independente poderia adicionar seus conteúdos, funcionando também como um portfólio de vendas de shows. “O artista sempre entregou sua música na rua, o que fizemos foi suprir essa necessidade que ele tinha para o mundo online. Só que o nosso diferencial é que focamos a música regional do Nordeste”, destaca o empresário. Com o passar do tempo, o Sua Música percebeu que os músicos também precisavam de uma agência que fizesse a distribuição de suas obras.
Veio, então, em 2019, o segundo eixo da plataforma, o Sua Música Digital, que começou a fazer o serviço, inclusive para outras plataformas, como Spotify e Deezer. O crescimento em nível nacional da música produzida recentemente no Nordeste, ancorada em nomes como Wesley Safadão e na popularização da internet e dos meios digitais de consumo de música, também fez com que o Sua Música ocupasse certas lacunas no mercado. “Se você olhar as músicas mais ouvidas em aplicativos como Deezer e Spotify, 30%, 40% são de artistas e músicas do Nordeste”, observa o executivo.
Em fevereiro deste ano, o Sua Música Records começou a trabalhar também como gravadora e produtora para nomes que estão em ascensão. Gil Bala, Forró do HF, Yury Pressão, Matheus Alves, Lucas Boquinha e Eduarda Brasil, vencedora da terceira temporada do “The Voice Kids”, são alguns dos 150 contratados da empresa, que gerencia a carreira de artistas independentes de maneira 360°, da produção de discos, passando pela divulgação na mídia nacional, à venda de shows.
“A gente viu que muitos artistas não entendiam a burocracia de lançar uma música e ganhar seus direitos autorais. Então, além de fazer a distribuição, temos um papel educacional de filiar o artista a alguma associação de compositores, montar uma estratégia personalizada para o seu lançamento e mostrar o valor da sua arte hoje”, diz Roni.
Para Eduarda, esse recente boom da música nordestina se deve ao talento dos artistas e a uma constante renovação dos diversos estilos que pipocam pela região. “O forró vem se modernizando desde Luiz Gonzaga, acrescentando elementos diferentes a cada dia. O forró começou a entrar em evidência novamente depois que surgiu o piseiro. Todas as bandas de forró, hoje, praticamente colocaram o piseiro, que tomou conta do país, em seu repertório”, pontua a cantora paraibana.
Números e alcance que impressionam
Atualmente, o Sua Música, cuja assinatura é gratuita, mas há também a opção de um plano pago, que elimina as propagandas entre as faixas, chega a 10 milhões de usuários únicos por mês e 15 mil artistas cadastrados na plataforma. São disponibilizadas músicas para download ou audição em streaming de artistas já consagrados, entre eles Wesley Safadão, Mastruz com Leite e Frank Aguiar, de cantores em ascensão, como Tarcísio do Acordeon, Eric Land e Raí Saia Rodada, e de jovens promessas, como o forrozeiro pernambucano João Gomes, 18, que mal começou sua carreira e, na semana passada, foi o artista mais ouvido no Spotify. Vários desses artistas se reuniram nos últimos dois fins de semana no “São João de Todos”, uma série de 20 lives com 40 atrações promovida pelo Sua Música.
Segundo Roni Maltz Bin, um dos méritos do Sua Música é falar a mesma língua do artista nordestino e entender as particularidades da cultura e do mercado fonográfico da região: “Percebemos que as empresas de fora do Nordeste não sabiam trabalhar as músicas dos artistas da região. Não só atuamos na distribuição, como fazemos o marketing e playlists próprias e damos destaque a esses artistas. O Nordeste acabou sendo esquecido pelas grandes gravadoras”.
O empresário ressalta que a audiência do Sua Música ultrapassa os Estados nordestinos. São Paulo e Rio de Janeiro estão entre as cinco capitais que comandam os acessos à plataforma: “Tivemos o auge do rock, do sertanejo, do funk, agora temos o Nordeste no topo. Quando surgem artistas carregando essa bandeira, isso abre espaço para que venham muitos outros. É muito importante quebrar barreiras, porque outros músicos veem que fazer sucesso é possível, desencadeia todo um ecossistema”.
No fim de agosto, a empresa, que possui escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza, vai inaugurar, no centro da capital cearense, o Sua Música Space, um complexo de geração de conteúdo com 1.200 metros quadrados, três estúdios, palco para shows e transmissões, espaço de reuniões e coworking.