Ícone de BH, personagem Bolinho ganha exposição com diversos artistas convidados
Arista e grafiteira Maria Raquel inaugura nesta quinta-feira (3) a ‘Mostra de Arte do Bolinho – BH é Quem?’

Sabe a Maria Raquel? Talvez, não. Maria Raquel nem é mais chamada dessa forma, pelo menos por grande parte da população belo-horizontina, desde que, em 2009, o Bolinho apareceu pela primeira vez colorindo as ruas da cidade, mais precisamente um muro na avenida Antônio Carlos. Desde então, a jornada do simpático cupcake segue firme há mais de dez anos pela artista e grafiteira Raquel Bolinho – a Maria Raquel. A responsável pelo divertido personagem inaugura nesta quinta-feira (3) a “Mostra de Arte do Bolinho – BH é Quem?” e prova que ele não está sozinho: seis outros artistas mineiros foram convidados a integrar a programação que acontece até o dia 12 para celebrar a cultura urbana e do grafite, no espaço Spot Culture.
Mas, afinal, BH é quem? “São as pessoas que transformam e movimentam a cidade de alguma forma, colocam a cidade ser reconhecida de um ponto de vista artístico”, disse Maria Raquel. E, para isso, ela convocou seis outros artistas: Clara Valente, João Marcelo Goma, Lucas Skritor, Fênix, Comum e Nowone, que vão pintar telas ao vivo para a exposição e serão transmitidas em tempo real no perfil do Instagram @querobolinho.
Ver essa foto no Instagram“Queria que fossem artistas diversos com estilos completamente diferentes”, justifica Maria Raquel sobre o critério de curadoria dos artistas que compõe a mostra. “O Bolinho tem um público muito específico, que gosta dele, mas que nem sempre conhece outros grafiteiros, e a ideia é apresentá-los a esse público, mostrando várias outras possibilidades dentro da arte de rua”, explica. Alguns artistas ela já trabalhou em conjunto e, outros, será a primeira vez como Comum e João Marcelo Goma. “É um processo bem interessante de criar algo com outra pessoa, agregando o estilo um do outro em um mesmo trabalho”, disse a artista.
O projeto também será registrado em vídeos que serão disponibilizados no canal do YouTube, mostrando todos os dias e processos de pintura dessa jornada. A exposição virtual também vai ficar disponibilizadas no site www.querobolinho.com.br.
Legado
O trabalho da grafiteira sempre foi referência para diferentes artistas da cidade, desde veteranas como Clara Valente, que dá o pontapé inicial na exposição. “A Bolinho é uma artista consagrada aqui da cidade, que sempre saiu para grafitar em lugares inusitados da cidade. Você vai no fim do mundo que você vai ver um bolinho”, brincou ela.
A artista ainda destaca sobre o movimento crescente de mulheres participando da cena do grafite na capital. “Realmente, de uns dez anos pra cá, essa representatividade cresceu muito. São mulheres que saem nas ruas, sem medo e que fortalecem uma a outra”, contou.
O quê? Mostra de Arte do Bolinho – BH é Quem?
Onde? Spot Culture (rua São Paulo, 990, Centro)
Quando? Dias 3, 4, 5, 10, 11 e 12 de junho, das 17h às 22h. Exposição das obras: dia 13, das 14h às 18h. Aberto ao público, sujeito à lotação (de acordo com a capacidade do espaço e normas sanitárias).