Accor anuncia a abertura de dois hotéis na Savassi, em Belo Horizonte
Rede inaugura primeira unidade da marca Novotel em Minas e a terceira do Ibis budget na capital mineira, que teve em março a mais baixa ocupação em dez anos

A gigante francesa Accor, sexta maior rede hoteleira do mundo e a primeira do Brasil em número de unidades, anunciou nesta quinta-feira (16) a abertura de seu primeiro Novotel em Minas Gerais, na avenida do Contorno, e uma nova unidade do Ibis Budget BH Savassi para maio. Com essas inaugurações, a rede passa a ter 13 hotéis na região metropolitana - três da marca Íbis, três Mercure, três Ibis Budget, um Novotel e um Caesar Business.
Para gerenciar os dois novos hotéis, a rede convidou Rodrigo Mangerotti, ex-gerente geral do Mercure BH Lourdes, que está há 17 anos na empresa. Sobre a inauguração dos dois hotéis na capital mineira durante a pandemia e com a hotelaria com ocupação baixa, com menos de 30%, Mangerotti afirma que o ciclo da oferta hoteleira é longo. "O momento que vivemos será vencido e teremos então um produto muito completo para a cidade", pontua.
" A taxa de ocupação em Belo Horizonte ficou em 27,75%, o pior desempenho mensal dos últimos dez anos"
Levantamento realizado em março pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (Abih-MG) aponta que a média da taxa de ocupação em Belo Horizonte ficou em 27,75%, o pior desempenho mensal dos últimos dez anos. Em comparação à média de fevereiro deste ano, a queda foi de -17,85%. Já em relação a março do ano passado, quando já havia começado a pandemia do novo coronavírus, houve uma baixa de -27,53%.
“Com o agravamento da crise sanitária e o endurecimento das normas de circulação com a Onda Roxa, os hotéis puderam receber apenas um público restrito a mensalista e profissionais de categoria essenciais, com isso a queda no período já era esperada", justifica Guilherme Sanson, presidente da entidade e gerente geral do Mercure BH Lourdes.
"Apesar da crise, a Accor manteve o ritmo de aberturas e de assinaturas. Foram 29 mil quartos e 205 hotéis abertos em 2020"
No ano passado, a Accor registrou uma queda global de 55% na receita. Na América do Sul, houve uma contração de receita de 76 milhões de euros. Na contramão da crise, a empresa manteve o ritmo de aberturas e de assinaturas. Foram 29 mil quartos e 205 hotéis abertos em 2020. Outros 50 mil novos apartamentos e 287 propriedades foram assinadas. "De acordo com o comunicado global divulgado no dia 24 de fevereiro, a Accor demonstrou resiliência e adaptabilidade em relação aos desafios do ano anterior, sem precedentes na história do turismo. E, apesar dos resultados consolidados, vem demostrando sinais de recuperação desde o último trimestre na América do Sul, além de Ásia, Oriente Médio e África", afirma Olivier Hick, COO das marcas midscale e econômicas da Accor no Brasil.
Mesmo na pandemia, a Accor continua em expansão n América do Sul. Foram 14 novos hotéis abertos em 2020 (1.800 quartos), além da assinatura de 13 novos contratos (1.565 quartos). Para 2021, estão previstas 30 aberturas na região, com destaque para SLS Puerto Madero, na Argentina, Sofitel Baru, na Colômbia, MGallery Montevidéu, no Uruguai, Pullman Miraflores, no Peru, Novotel e Ibis Santa Cruz de la Sierra, na Bolivia.
"Os projetos continuam. O investidor hoteleiro não investe para três ou quatro anos, mas para 40 anos"
No Brasil, a rede inaugura, além dos dois hotéis na capital mineira - o Ibis Budget BH Savassi abre oficialmente as portas somente em maio - o By Mercure Olympia, em Olímpia (SP), primeiro hotel da marca no mundo, e o Novotel São Paulo Jardins, na capital paulista. Outras novidades para o próximo trimestre são o JO&JOE Largo do Boticário e Sofitel Ipanema, no Rio de Janeiro, o MGallery Pipa, no Rio Grande do Norte, e Novotel Lençóis Paulista, em São Paulo. "Os projetos continuam. O investidor hoteleiro não investe para três ou quatro anos, mas para 40 anos. Tivemos crises muito violentas na nossa indústria, como o 11 de setembro, e a Sars, que pararam as atividades hoteleiras, porém sempre retomamos. É por isso que, seja em Belo Horizonte ou em outras regiões do Brasil, seguimos com nosso planejamento e estratégia", explica Hick.
"Seguimos investindo no segmento de lazer, com grande foco em luxo e lifestyle. Essa é uma grande aposta para o ano no Brasil"
Outra ambição da rede é o crescimento do modelo de franquias e o investimento na marca lifestyle. Ainda neste ano, segundo Hick, o objetivo é ampliar as franquias e focar nas categorias luxo e lifestyle. Atualmente, são cerca de 62 mil apartamentos em 393 hotéis, sendo 170 franquias. O objetivo é chegar a 42 mil quartos de hotéis franqueados até 2024 na América do Sul.
"Seguimos investindo no segmento de lazer, com grande foco em luxo e lifestyle. Essa é uma grande aposta para o ano no Brasil, principalmente por conta da nova tendência de viagens, em que os turistas estão buscando redescobrir o país", afirma Hick.
"O Room Office By Wojo transforma quartos de hotéis em espaços privados de escritórios para uma ou duas pessoas, veio para ficar"
A rede também lançou uma nova marca, a Wojo, que oferece três serviços - Room Office by Wojo, Wojo Spot e Salas Privativas. O Wojo Spot oferece aos consumidores nas áreas comuns nos hotéis - lobby, bares e restaurantes - acesso gratuito a espaços de trabalho com conexão Wi-Fi. Segundo Hick, o objetivo é lançar o produto em cem hotéis até o final deste ano, além de mais de 20 hotéis com Salas Privativas, e até 2022 em todos os hotéis da rede.
Outro produto já implantado em vários hotéis, inclusive no Brasil, é o Room Office by Wojo. "A proposta que transforma quartos de hotéis em espaços privados de escritórios para uma ou duas pessoas, veio para ficar", reconhece Hick. Atualmente, a Accor está com o serviço em mais de 120 hotéis no Brasil, com ofertas para pacotes diários, semanais ou mensais e, desde o lançamento, já foram mais de 1.500 diárias vendidas na América do Sul.
Na capital mineira, o Novotel BH Savassi e o Ibis budget BH Savassi já abrem ofertando esses produtos. O Novotel, por exemplo, vai disponibilizar o Wojo Spot, Room Office by Wojo e as Salas Privativas, enquanto o Ibis budget apenas o Wojo Spot. E, para complementar a oferta, ambos os hotéis também irão oferecer o Long Stay (estada prolongada).
" O All Connect ovo permitirá que hóspedes em todo o mundo se adaptem às novas formas de trabalho, que se espera que sejam um legado duradouro da pandemia"
O segmento corporativo, um dos segmentos atingidos duramente pela pandemia, também passa por mudanças na Accor com o conceito ‘bleisure’, que é uma hospedagem que mistura trabalho e lazer. Recentemente, a Accor anunciou parceria global com a Microsoft para lançar All Connect, conceito híbrido de reuniões, com suporte do Microsoft Teams.
"Esse novo conceito permitirá que hóspedes em todo o mundo se adaptem às novas formas de trabalho, que se espera que sejam um legado duradouro da pandemia. Hoje, 55% dos hotéis Accor com salas de reunião já oferecem soluções híbridas para seus clientes", salienta o executivo da Accor.
A meta ambiciosa da rede é fazer com que 100% de seus hotéis com salas de reunião em todo o mundo e de todas as marcas - das econômicas até as de luxo - estejam em conformidade com o novo padrão de reuniões híbridas até 2022. "A pandemia fez com que tomássemos algumas medidas mais rápido e fizéssemos algumas adaptações para readequar os hotéis", afirma Hick.
Raio X - 5.100 propriedades no mundo e 10 mil locais de comidas e bebidas em 110 países - 321 hotéis no Brasil (51.814 quartos) - 395 hotéis na América do Sul (62.578 quartos); - 65 hotéis no pipeline Brasil (8.785 quartos); - 98 hotéis no pipeline América do Sul (12.989 quartos).