Prefeitura de Betim faz fiscalização simultânea em quatro regiões

Objetivo é verificar se lojistas estão cumprindo decreto que determina fechamento do comércio não essencial até o dia 22; sete estabelecimentos foram fechados no PTB

iG Minas Gerais | Flávia Jardim |

undefined
undefined

Com a contratação de mais fiscais, a Prefeitura de Betim, na região metropolitana, realizou na sexta (12) e sábado de manhã (13) fiscalização em várias regiões. O objetivo da força- tarefa é verificar se os lojistas estão respeitando o decreto 42.144, que determinou o fechamento do comércio não essencial na cidade até o dia 22 para conter a proliferação da Covid-19. A operação também  serviu para orientar os estabelecimentos que podem funcionar a cumprir todas as regras sanitárias estabelecidas pelo município, como uso de tapete sanitário, disponibilização de álcool para os consumidores, aferição da temperatura na porta da loja e controle do número de clientes. 

Na sexta (12), no PTB, fiscais da prefeitura fecharam sete estabelecimentos, dentre eles um igreja que estava funcionando com 50 fiéis. Também estavam descumprindo decreto  bares, restaurante, sanduicheria, sorveteria e uma espeteria. A fiscalização ocorreu na avenida Rio Madeira, a principal da região, que é uma das que concentra mais casos de síndrome gripal da cidade. Outros seis estabelecimentos  foram orientados, e seis pessoas foram multadas porque não estavam usando máscara. 

Neste sábado (13), a força-tarefa da prefeitura esteve nas regiões centro, Alterosas, Imbiruçu e Teresópolis. Duas barreiras sanitárias foram montadas nessa última  região, próxima ao Viaduto da Fiat e  no Vila Bemge, para medição da temperatura dos moradores e ações de conscientização.

No centro, segundo a prefeitura, houve autuação de uma loja de rede de roupas, que estava aberta recebendo pagamento de boletos e gerando aglomeração. Ela foi autuada e fechada.  Ainda neste sabado, será realizada uma fiscalização noturna nos bares, a partir das 19h. O balanço completo será divulgado no domingo (14). 

Mais fiscais

A Prefeitura de Betim  iniciou, nesta semana, a contratação de mais 150 agentes de fiscalização, entre bombeiros civis e estudantes de enfermagem, por meio do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social (IBDS), organização social contratada pelo município no combate à pandemia. 

Segundo o procurador geral de Betim, Bruno Cypriano, o objetivo é ampliar a força-tarefa nesses dias em que o comércio essencial ficará fechado para que a fiscalização ocorra de forma simultânea em várias regiões da cidade. “Tínhamos 205 agentes atuando, que são funcionários da Procuradoria Geral do Município, guardas municipais e servidores da Vigilância Sanitária. Com a contratação dessas 150 pessoas, poderemos ampliar nossa ação realizando fiscalizações simultâneas em várias regiões, além de podermos aumentar as barreiras sanitárias. Pedimos também o apoio da população para denunciar casos de descumprimento”, afirmou.

De acordo com o secretário adjunto de Gestão da Saúde, Augusto Viana, o objetivo é chegar a 20 barreiras sanitárias.

Caso queira denunciar 

Clique para inserir palavras chave