Rocket 3 2500 2020

Triumph volta com a rainha das motos: maior motor fabricado em série com mais potência e menos peso

iG Minas Gerais | José Carlos Roberto (ZC Jacaré) |

undefined arrow-options
undefined

A inglesa Triumph retomou a fabricação em série da maior moto do mundo. A Rocket 3 de 2.500 cc, com motor de três cilindros longitudinal, chega em duas versões: a R, com pegada mais esporte, e a GT, uma gran turismo, que é bem mais confortável. A moto atual é bonita e foi toda modificada (nada a ver com a antiga, mas tem os dois faróis redondos, peculiar à marca), ficou mais ágil e mais leve também. O modelo chega ao Brasil até junho.

De volta à linha da Triumph, a Rocket 3 tem novidades. Além do motor maior (antes era 2.300), vem com a adoção, evidentemente, de tecnologias atuais, medidas revisadas, luzes e painel reformulados e um novo chassi em alumínio, que permitiu reduzir o peso em 40 kg, para 291 kg a seco. A marca afirma que ficou muito mais fácil de pilotar. E eu creio nisso!

Bobagem falar – é só ver na foto –, mas falo. A supernaked é maravilhosa! Uma moto grandona e imponente, mas muito bem desenhada, montada com esmero, com acabamento de primeira linha – os cabos de comando estão escondidos. O visual é impactante.

Rocket 3 2020 Motor: 3 cilindros, 2.458 cc, DOHC de 12 válvulas e refrigeração líquida Potência: 165 cv a 6.000 rpm Torque: 22,5 kgfm a 4.000 rpm Câmbio: 6 marchas Transmissão: cardã Chassi: alumínio  Entre eixos: 1.677 mm Pneus: (T) 240/50 R16 (D) 150/80 R17  Tanque: 18 L Peso seco: 291 kg  Preço na Europa: R$ 115 mil

Motorzão com força igual ao de um opala A maior atração da Rocket 3 é o seu enorme motor tricilíndrico com força igual ao de um opala. Ele é montado longitudinalmente com as três saídas do escape cromadas, na lateral direita, denunciando o número de cilindros. É um propulsor moderno com 2.458 cc, comando DOHC de 12 válvulas, refrigeração líquida e acelerador elétrico. A potência é de 165 cv a 6.000 rpm, e o torque, de 22,5 kgfm a 4.000 rpm. A embreagem é hidráulica assistida, e o câmbio tem seis marchas com transmissão final por eixo cardã.

No Brasil

A nova versão da Rocket 3 2500 chega ao Brasil neste semestre, traz painel TFP, colorido, com mostrador redondo, similar ao analógico, dotado de multifunções incluindo a conectividade. Pneus 240/50 R16 (T) e 150/80 R 17 (D), com freios ABS avançado. O preço da Triumph Rocket 3 na Europa é de aproximadamente R$ 115 mil.

PASSEIO JACAREMOTO

FIM DE SEMANA

* 2º Motopoint Steel Goose e Aníversário do José Maria em Caeté. (31) 996 753 669. SÁBADO * Motopoint Legião Renegados em Contagem. (31) 984 064 279. Veja mais na Agenda do jacaremoto.com.br .

MOTONOTÍCIAS

* O ano de 2020 já começa mais alegre para os motociclistas. O Dpvat de moto será de apenas R$ 12,30. O governo Bolsonaro está atingindo em cheio a caixa-preta do Dpvat em que as seguradoras, reunidas na Seguradora Líder, ganhavam um montão de dinheiro com as comissões do Seguro Obrigatório de valor altíssimo. 

* As vendas de motos já começaram o ano no azul, pois aumentaram bastante, animando todo o segmento. As motos novas desfrutam do juro baixo, que facilita a compra a prazo, ajudando na renovação da frota, refletindo em toda a cadeia de revendas de usadas e no setor de motopeças também. Preparem-se que 2020 será o ano de início da retomada do segmento das duas rodas, que sofreu com vendas decadentes desde 2008.

* Uma boa notícia também para os realizadores de eventos motociclísticos, que se retraiu com os cancelamentos no ano passado e nos anteriores. As prefeituras continuarão sem grana. Mas as empresas, que veem na retomada do mercado uma oportunidade, vão ficar mais receptivas para os patrocínios, que podem ajudar na divulgação de suas marcas para aproveitar o bonde de prosperidade de 2020.