Bode tem festa na Paraíba

A cidade de Cabaceiras realiza, de 29 a 31 de maio, a 17ª edição da tradicional ‘Festa do Bode Rei’

iG Minas Gerais | Da redação |

Cidade que se autointitula
Antonio David/divulgação
Cidade que se autointitula "roliude nordestina" vive da caprinocultura e do turismo

A pequena cidade de Cabaceiras, localizada na região do Cariri paraibano, realiza entre os dias 29 e 31 de maio, a 17ª edição da tradicional Festa do Bode Rei. Durante os três dias do evento, todas as atenções dos 6.000 habitantes da cidade  estarão voltadas para as atividades relacionadas à caprinovicultura. É a cultura do bode e o turismo de experiência que movimentam a economia da cidade. 

Os organizadores da festa esperam atrair cerca de 50 mil pessoas para o festival, promovido pela Prefeitura de Cabaceiras em parceria com o governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). 

A programação do festival de caprinos e ovinos conta com exposições e feiras de animais, mostra de artesanato, gastronomia “bodística”, apresentação de danças folclóricas, competições, palestras e cursos, além de shows de bandas de forró.

Segundo o prefeito de Cabaceiras, Tiago Castro, a realização da Festa do Bode Rei tem um impacto positivo na economia da região, com a disseminação da cultura de caprinos e ovinos, através da comercialização de produtos agregados a essas culturas, o que proporciona, só durante o evento, 850 empregos diretos e indiretos, aquecendo a economia da região, além de intensificar a divulgação do potencial turístico do Cariri.

Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, a Festa do Bode Rei tem um  forte apelo. “O Festival agrega o incremento da comercialização de ovinos e  caprinos e o caráter turístico, ao valorizar os recursos naturais da localidade. São diferenciais para quem busca um turismo ecológico ou rural”, enfatiza.

Cabaceiras - Está localizado a 183 km da capital da Paraíba, João Pessoa, e o acesso à cidade é através da rodovia estadual PB-148. A população de cabaceiras está estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) em um pouco mais de seis mil habitantes.

 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave