Em Betim, 3.000 pessoas fazem fila por emprego

Desempregados se aglomeram em frente a Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo; entre público interessado nas vagas estão pessoas com curso superior completo e ex-funcionários de indústrias

iG Minas Gerais | Thalita Marinho |

Em busca de uma oportunidade de emprego, cerca de 3.000 pessoas estão debaixo do sol em um uma fila quilométrica em frente a Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo, no bairro Santa Fé. No local, estão sendo recebidas as inscrições para as diversas vagas ofertadas pelo supermercado Atacadão, ligado à rede Carrefour. De acordo com uma representando do RH da empresa, "não se imaginava tamanha procura".

Dentre os desempregados estão pessoas com ensino Superior completo e muitas outras que acabaram de perder o posto de trabalho, principalmente, na indústria.

Segundo a técnica em segurança do trabalho, Joyce Dutra, 24, a concorrência aumentou muito nos últimos tempos. "Estou sem emprego há dois anos e fiquei surpresa quando vi tanta gente aqui. Parece que a cidade toda está em busca de uma vaga. É um sinal da crise econômica que está afetando o país", contou.

Apesar de os protões só terem sido abertos às 7h, algumas pessoas chegaram ao local por volta das 4h desta segunda (25). Desempregada há um mês, Patricia de Souza, 41, disse que tem esperança de conquistar um emprego. "Trabalhar é uma necessidade e eu já estou há um mês fora do mercado de trabalho. A minha esperança é de ser selecionada e poder trabalhar em breve", contou.

Para Elaine Aparecida, 38, que foi dispensada há quatro semanas do local onde trabalhava, a enorme fila é um relexo da crise e do aumento nas taxas do desemprego. "Todo lugar que você vai tem muita gente e todos em busca de um único objetivo: trabalho. Está ficando cada dia mais difícil conseguir uma vaga", explicou. Ela chegou ao local por volta das 6h30, mas só conseguiu atendimento às 10h.

A seleção será feita até 14h, na rua Hum, número 308, no bairro Santa Fé, porém, não há mais senhas para serem distribuídas.

Leia tudo sobre: empregodesempregofilasupermercado