Atentado contra edifício do governo deixa 40 feridos no Afeganistão

Terrorista avançou com o veículo, que tinha uma tonelada de explosivos, contra a entrada do edifício que abriga a sede do governo de Qalat

iG Minas Gerais | Folhapress |

Pelo menos 40 pessoas ficaram feridas nesta segunda-feira (25) em um atentado com carro-bomba contra contra um edifício do governo no sul do Afeganistão, onde a rebelião talibã é muito ativa.

O terrorista avançou com o veículo, que tinha uma tonelada de explosivos, contra a entrada do edifício que abriga a sede do governo de Qalat, capital da província de Zabul, informou o chefe de polícia da região, Mirwais Noorzai.

"Quarenta pessoas ficaram feridas no ataque", afirmou Noorzai.

O atentado foi reivindicado pelos talibãs, que foram expulsos do poder no fim de 2001 por uma coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos e, desde então, combatem a Otan e os sucessivos governos de Cabul.

Os talibãs iniciaram no fim de abril a tradicional "ofensiva de primavera", batizada de "Azm" ("Determinação"), marcada por atentados e combates quase diários as forças de segurança afegãs, principalmente no sul do país.

A nova "temporada de combates" é a primeira sem a grande presença das forças internacionais no país, após 13 anos de conflito depois da queda do regime talibã em 2001.

Desde a saída do país da maior parte das tropas de combate da Otan em dezembro, as forças de segurança afegãs lutam sozinha contra a insurreição talibã.

Uma força de 12.500 homens sob o comando da Otan permanece no Afeganistão para ajudar no treinamento do exército local até 2016.

Leia tudo sobre: AtentadoedifíciogovernoferidosAfeganistão