Arquiteto cria prédio interativo que 'conversa' com pedestres

Uma fachada que muda de cor ao comando de quem está na rua. Este é o novo projeto de Guto Requena. Assista o vídeo e conheçesse trabaljo

iG Minas Gerais | Da Redação |

Uma fachada interativa e inteligente é a nova atração da avenida Rebouças, em São Paulo
Uma fachada interativa e inteligente é a nova atração da avenida Rebouças, em São Paulo

Uma fachada que muda de cor ao comando de quem está na rua. Este é o novo projeto do arquiteto Guto Requena, resultado de sua paixão pelo tema do impacto da tecnologia de informação no modo de viver urbano.

O prédio tem tem 70 m de altura, 26 andares e fica na Avenida Rebouças, uma via muito movimentada da capital paulista. Batizado de Criatura de Luz, o prédio ganha vida quando o sol se põe. De acordo com a qualidade do ar, é iluminado por diferentes matizes.

Simultaneamente, o ruído da rua faz com que as luzes se acendam e apaguem formando múltiplos desenhos. O mais legal, porém, é que qualquer pessoa pode, graças ao aplicativo gratuito WZ Hotel Luz (disponível no sistema Android e na App Store), falar ou escrever no celular e ver o resultado de sua interação acontecer na hora, naqueles quase 3 mil m2 de pele metálica.

Os tons serão transformados em cores refletidas no edifício de 30 andares, de acordo com o volume e a poluição. Quando existe um pico sonoro a tonalidade é dourada, já ruídos mais baixos são representados pelo azul-marinho, por exemplo. O prédio tem tudo para se tornar um dos novos ícones da arquitetura paulistana.

Assista o vídeo e conheça o trabalho de Requena.  

Leia tudo sobre: interativoiluminaçãoprédioarquitetourbanismo