Servidores da saúde protestam contra falta de pagamento

A prefeitura prometeu que o pagamento, já prometido em pelo menos duas ocasiões anteriores, será realizado no quinto dia útil de junho

iG Minas Gerais | JULIANA BAETA |

Cidades -  Servidores Municipais de Saude fecham Avenida Afonso Pena no sentido Mangabeiras em Belo Horizonte MG. Em assembleia eles decidiram entrar em greve . Entre as reivindicacoes da categoria estao reajuste salarial e o aumento no valor do vale - refeicao . Foto: Alex de Jesus/O Tempo 21/05/2015
ALEX DE JESUS/O TEMPO
Cidades - Servidores Municipais de Saude fecham Avenida Afonso Pena no sentido Mangabeiras em Belo Horizonte MG. Em assembleia eles decidiram entrar em greve . Entre as reivindicacoes da categoria estao reajuste salarial e o aumento no valor do vale - refeicao . Foto: Alex de Jesus/O Tempo 21/05/2015

Os servidores da saúde em Belo Horizonte realizaram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (21) na avenida Afonso Pena, no centro de Belo Horizonte, a caminho da Secretaria Municipal de Saúde contra uma proposta apresentada pela prefeitura que reduziria o salário dos servidores em 17% até 2016.

O ato fechou a avenida no sentido Mangabeiras, e o trânsito foi desviado pela rua Grande Rio do Norte, no momento da manifestação. A via já está liberada.

Segundo o o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), Israel Arimar de Moura, a manifestação foi feita por Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Combate a Endemias (ACE), categorias que ficaram em greve por cerca de 45 dias este ano.

O motivo do ato é a promessa da Secretaria de Saúde da capital que havia garantido aos trabalhadores o pagamento do reajuste no dia 5 de maio e, depois, com o não cumprimento do prazo, nessa quarta-feira (20). Com a falta dos pagamentos, os servidores voltaram ao estado de greve.

“Recebemos hoje (21) do secretário de saúde um documento com a promessa de que o pagamento será feito no 5° dia útil de junho. Na segunda-feira, os agentes farão um novo ato em frente ao Shopping Cidade, às 9h”, diz Arimar.

Ainda conforme o presidente do sindicato, servidores não só da saúde, mas de outras áreas do funcionalismo público de BH, devem entrar em greve na próxima segunda-feira (25).

Por meio de nota a Secretaria de Saúde informou que a a bonificação variável é paga pela Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos, e confirmou que o pagamento será feito no 5° dia útil de junho. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave