Universitários ocupam reitoria da UFJF desde segunda-feira (18)

Alunos se manifestam contra o corte de verba do Apoio Estudantil e pedem mais segurança no campus

iG Minas Gerais | CAMILA KIFER |

Universitários ocupam reitoria da UFJF desde segunda-feira (18)
Google / Street View
Universitários ocupam reitoria da UFJF desde segunda-feira (18)

Alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na Zona da Mata, em Minas Gerais, ocupam a reitoria da universidade desde segunda-feira (18). Eles se manifestam contra o corte de verba do Apoio Estudantil e pedem mais segurança no campus. Um encontro entre o reitor Júlio Chebli e os universitários foi agendado para a próxima sexta-feira (22).

O grupo que está acampado na reitoria da universidade se manifesta para o mundo acadêmico por meio da página Ocupa UFJF. No perfil, os alunos explicam que só irão se pronunciar pela internet. Além de contestar a falta de segurança e o corte na verba, eles pedem a descriminalização dos movimentos estudantis.

Na tarde de segunda, o vice-reitor, Marcos Chein, que estava no exercício da função de reitor, recebeu o grupo para discutir os pontos levantados. Foram mais de cinco horas de conversa, mas nenhum acordo foi tomado.

Em nota, a universidade informou que o pró-reitor, Alexandre Zanini, se comprometeu a estudar meios de remanejar mais verbas do orçamento de custeio para o Apoio Estudantil. A conversa foi acompanhada em tempo real por mais de trezentas pessoas pela internet, a partir de link disponibilizado por estudantes da Faculdade de Comunicação, segundo a UFJF.

Um novo encontro foi agendado para a próxima sexta com a presença do reitor Chebli, onde serão discutidos novamente questões relacionadas ao apoio estudantil, meio passe estudantil e segurança no Campus.

A UFJF afirmou que até o próximo encontro a "administração, em especial as Pró-Reitorias de Apoio Estudantil e Educação Inclusiva e de Planejamento e Orçamento, estudarão alternativas para acelerar a conclusão do Edital 2015, sem descuido de outro ponto destacado – necessidade de ampliação do quadro permanente de servidores públicos da Proae – bem como avançará na construção de mecanismos para uma proposta institucional de orçamento participativo".

Leia tudo sobre: Juiz de fora; UFJF;