A Internet das Coisas para uma vida melhor

Mais de 1400 estudantes brasileiros se enfrentaram numa competição com o objetivo de desenvolver soluções para as cidades que possam ser inseridas no mercado

iG Minas Gerais | Da Redação |

A competição visa desenvolver soluções para a melhoria das condições de vida
A competição visa desenvolver soluções para a melhoria das condições de vida

Mais de 1400 estudantes brasileiros se enfrentaram numa competição com o objetivo de  desenvolver soluções para promover a melhoria das condições de vida nas cidades. A disputa Telit Cup Brasil 2015  parte do conceito da Internet das Coisas  e foi criada para estimular não somente o desenvolvimento de ata tecnologia.  "Estas soluções devem ser  inseridas no mercado para melhorar a qualidade de vida”, diz Ricardo Buranello, vice-presidente e diretor geral da Telit América Latina, que pertence à multinacional Telit Wireless Solutions,  responsável pela competição.

O primeiro lugar ficou com alunos da USP São Carlos pelo seu projeto Sistema Automático de Umidificação de Parques - Saupa, de autoria de  Renata Camillo e Renato Nunes Moraes. A  solução que busca estabelecer  de maneira inteligente um nível de umidade relativa do ar confortável no ambiente em que estiver instalado.

Através de interfaces de monitoramento e processamento de dados, este sistema é capaz de verificar e interpretar o ambiente e, a partir disso, tomar uma decisão. Desta forma,  pode controlar a umidade relativa do ar em parques, visando a revitalização destes espaços e criação de um ambiente mais favorável para a prática de esportes e recreação, estimulando interação social, além de proporcionar, no longo prazo, o aumento da longevidade da população frequentadora dos locais.  

Leia tudo sobre: qualidade de vidasoluçõesinternet