Warley Henrique e a versatilidade do cavaquinho

Instrumentista e compositor se apresenta nesta quarta à noite no projeto Quarta Instrumental, no Sesc Palladium

iG Minas Gerais | Lucas Buzatti |

Possibilidades. Canções autorais do músico exploram um outro lado do cavaquinho de cinco cordas
Diana Gandra divulgacao
Possibilidades. Canções autorais do músico exploram um outro lado do cavaquinho de cinco cordas

Esqueça aquela noção preconcebida do cavaquinho como instrumento limitado ao samba e ao choro. O trabalho autoral de Warley Henrique mostra exatamente o contrário: que é possível explorar novas linguagens por meio do cavaquinho de cinco cordas. Um dos mais competentes da música contemporânea mineira, o instrumentista e compositor se apresenta nesta quarta, no Sesc Palladium, pelo projeto Quarta Instrumental.

Além de canções de seu último disco, “Pra quem Não me Conhece”, lançado no ano passado, ele vai tocar faixas do álbum de estreia, “Delicado”, de 2008. “O ‘Delicado’ é um disco conceituado, que circulou bastante. Ganhou o prêmio Marco Antônio Araújo de melhor disco instrumental e foi finalista no Prêmio da Música Brasileira”, lembra o músico, acrescentando que releituras de clássicos de Chico Buarque, Edu Lobo e Pixinguinha completam o repertório.

Warley Henrique frisa que, no show, quer apresentar as diferentes possibilidades musicais do cavaquinho. “O disco novo mostra claramente essa expansão de ritmos. É um álbum que começa num congado, depois vai para a faixa-título, que tem soul, maracatu e jazz, e aí já vem uma bossa. É muito variado”, ressalta. “Também toco algumas coisas de cavaquinho de cinco cordas solo, dando ênfase a esse instrumento para o qual eu venho desenvolvendo novas linguagens há quatro anos”, diz o músico.

“Meu trabalho varia entre a coisa do compositor e essa nova forma de usar o cavaquinho. Não é que eu estou fugindo do samba ou do choro. Mas estou abrindo novos leques, experimentando coisas novas. Acredito na versatilidade do cavaquinho. E quando eu aposto em algo, mergulho de cabeça”, assegura ele.

Agenda

O QUÊ. Quarta Instrumental apresenta Warley Henrique

QUANDO. Nesta quarta, às 19h30

ONDE. Teatro de Bolso do Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, centro)

QUANTO. R$ 10 ou 1 kg de alimento não perecível. Retirada de ingressos 2h antes do início

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave