'Saúde na boleia' vai atender caminhoneiros que passam pela BR-381

Ação acontece nos dias 20 e 27 de maio e irá realizar exames em motoristas de caminhões que passam pela rodovia em Atibaia (SP) e São Sebastião da Bela Vista, no Sul de Minas

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Pesquisa aponta que 13% dos caminhoneiros usam rebites
Deniltos Dias/O Tempo
Pesquisa aponta que 13% dos caminhoneiros usam rebites

De 3.405 caminhoneiros, apenas 30% tem plano de saúde. Mesmo assim, muitos acabam não utilizando já que grande grande parte dos convênios atende apenas regionalmente. A pesquisa foi feita pelo grupo Arteris, que administra a BR-381 entre Guarulhos, em São Paulo, e Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, entre janeiro de 2013 e agosto de 2014.

É por isso que, junto a concessionária Autopista Fernão Dias, o grupo irá realizar uma ação nas estradas para atender os caminhoneiros nos dias 20 e 27 de maio, em uma edição da campanha “Saúde na Boleia”. A ação também faz parte do "Maio Amarelo", campanha mundial para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feriados no trânsito.

A pesquisa também mostra que muitos caminhoneiros passam cerca de 20 dias em um único mês fora de casa e a saída que encontram para driblar o cansaço da profissão é utilizar anfetaminas. É por isso que 13% dos caminhoneiros fazem uso da substância. Além disso, quase 36% dos motoristas de caminhão entrevistados para a pesquisa são obesos, 40,5% estão com sobrepeso, 28% tem colesterol alto e 39% possuem glicemia alta.

Durante os dois dias de atividades serão oferecidos gratuitamente aos caminhoneiros exames básicos de saúde como aferição de pressão arterial, medição das taxas de colesterol, glicemia e triglicérides, avaliação de Índice de Massa Corpórea e orientações clínicas e cardiológicas.

Nesta quarta-feira (20) a ação acontece em Atibaia, São Paulo, no posto Gigio, KM 30 da BR-381 no sentido Belo Horizonte. Já na próxima quarta-feira (27), a ação será realizada em São Sebastião da Bela Vista, no Sul de Minas, no posto Graal, que fica no KM 842 da rodovia no sentido São Paulo. As atividades acontecem nos dois dias entre 9h e 17h.