Contagem reduz os casos de dengue em relação a 2014

Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que 558 pessoas foram infectadas de janeiro a maio de 2014 contra 121 registros no mesmo período de 2015

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Contagem reduz os casos de dengue em relação a 2014
Divulgação
Contagem reduz os casos de dengue em relação a 2014

Os números de casos de dengue em Contagem, município da região metropolitana de Belo Horizonte, neste ano diminuíram em relação ao ano passado. Os dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que 558 casos foram confirmados de janeiro a maio de 2014 contra 121 registrados no mesmo período de 2015.

A partir desta segunda-feira (18), uma força-tarefa teve início no município parta realizar o recolhimento de lixo e entulho em todas as regiões da cidade. Serão recolhidos móveis velhos, pneus, embalagens plásticas e outros materiais que configurem focos do mosquito da dengue.

A população está sendo avisada pela prefeitura dos dias e horários da coleta. As ações fazem parte da terceira edição do Programa Brigada da Limpeza, implantado pela prefeitura no ano passado.

A abertura oficial da Brigada da Limpeza 2015 será realizada nessa terça (19), às 19h30, na Praça do Iria Diniz (avenida João César de Oliveira com avenida José Faria da Rocha, bairro Eldorado), onde será comemorado também o aniversário de dois anos do Programa Exercita Contagem, que envolve aulas de dança e ginástica nas praças da cidade.

Limpeza

Todas as regionais do município receberão o mutirão, com duração de 15 dias, a começar pela região do Industrial. Os caminhões farão a remoção com ajuda de maquinário e equipe de profissionais.

Três motos identificadas e uma Kombi com agentes à paisana farão o monitoramento do descarte irregular de resíduos sólidos em vias e espaços públicos, entulhos e materiais de construção colocados em calçadas.

Também serão fiscalizados lotes vagos e caçambas Os fiscais farão autuação, além de um trabalho de conscientização e, se necessário, aplicarão multas que podem variar de R$ 50,00 a R$ 7.500.

Combate à dengue

Para a campanha de conscientização da população, agentes de saúde percorrerão as residências com panfletos educativos e darão orientações aos moradores para prevenção das doenças e eliminação dos focos do mosquito, Aedes Aegypti. A prefeitura também premiará alunos e professores das escolas municipais, em concursos de redação, desenho e produção audiovisual.

A finalização das ações da Brigada da Limpeza em cada regional será marcado com o Dia da Cidadania. O evento terá programação em pontos crônicos de bota-foras. Haverá mutirão de limpeza, jardinagem dos locais e colocação de placas.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave