Sexta geração do Camaro terá motor de quatro cilindros

Lançado nos EUA, 'muscle car' foi inteiramente renovado, mas manteve o estilo vincado e retrô; motores foram revistos e Chevrolet aposta em propulsor 2.0 turbo, mas ainda há o V6 e o V8

iG Minas Gerais | Da redação |

Versão SS da sexta geração do Chevrolet Camaro
Chevrolet/Divulgação
Versão SS da sexta geração do Chevrolet Camaro

Um dos modelos mais icônicos da Chevrolet, o Camaro, chega a uma nova geração – a sexta desde seu surgimento, em 1966 – nos EUA. Revelado em um evento feito especialmente para ele, em Belle Isle, Detroit, o esportivo manteve o estilo vincado e musculoso, com um ar retrô, mas foi desenvolvido sobre uma plataforma diferente, denominada Alpha, que deixou a carroceria 28% mais rígida, segundo o fabricante. Além disso, o Camaro 2016 também é 90 kg mais leve e 10 cm mais curto que o antecessor, o que otimiza simultaneamente desempenho, consumo e dirigibilidade.

Mecanicamente, há muitas novidades, entre as quais uma suspensão inteiramente confeccionada em alumínio, com controle eletrônico. Mas a maior inovação é a adoção de um inédito motor 2.0 de quatro cilindros turboalimentado, capaz de desenvolver 275 cv de potência e 40,7 kgfm de torque. O Camaro, porém, continua sendo oferecido também com um propulsor 3.6 V6, com 335 cv e 39,3 kgfm, e ainda com o fogoso V8 6.2 que agora despeja nada menos que 455 cv de potência e 46,3 kgfm de torque nas rodas traseiras. Há duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou automático de oito.

No interior, há novas tecnologias, como um sistema multimídia com tela de oito polegadas sensível ao toque e um sistema de iluminação personalizável. As vendas do Camaro 2016 serão iniciadas apenas no segundo semestre e, por enquanto, a Chevrolet ainda não revelou os preços. Tampouco há informações sobre a chegada dele ao Brasil. Porém, é certo que o esportivo virá. Afinal, a atual geração é importada dos EUA, e sua substituição naquele país implica na importação de seu substituto para os demais mercados.

Leia tudo sobre: ChevroletCamaromuscle caresportivosexta geração