Pirelli vai estrear pneus supermacios no GP de Mônaco

Asfalto menos abrasivo e pista com poucas chances de ultrapassagem favorecem o uso desse tipo de composto

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Pneus supermacios também apresentam maior resistência à granulação e a formação de bolhas.
Divulgação/ Pirelli
Pneus supermacios também apresentam maior resistência à granulação e a formação de bolhas.

No Grande Prêmio de Mônaco, no próximo domingo, no circuito de Monte Carlos, as equipes da Fórmula 1 pela primeira vez utilizarão os pneus supermacios- identificados pela faixa vermelha- fornecidos pela Pirelli. Com o baixo desgaste em Monte Carlo, o tipo de composto se torna o ideal, já que ao mesmo tempo proporciona um melhor rendimento aos carros. 

De acordo com a Pirelli, o pneu supermacio oferece maior aderência e desempenho aos monopostos e, além disso, possui um tempo de aquecimento menor em relação aos demais tipos  de pista seca. Ainda, os compostos apresentam maior resistência à granulação e à formação de bolhas.

“Mônaco é frequentemente tratado como um circuito em que ultrapassar é impossível, mas vimos no passado como a estratégia de pneus levou a mudanças de posição, incluindo ultrapassagens na pista”, disse disse Paul Hembery, diretor-esportivo da Pirelli.

Por ser estreita e dotada de curvas muito fechadas, a pista de Mônaco quase não permite ultrapassagens, fazendo com que os pilotos e equipes busquem dar o melhor de si durante os treinos qualificatórios, no sábado, visando alcançar as melhores posições.

“Em particular, o modo como os pilotos usam o novo pneu supermacio, com sua vantagem notável de desempenho, será crucial”, ressaltou Hembery.

A expectativa da Pirelli é de que os compostos supermacios proporcionem 1 segundo de vantagem em relação ao macio, outro pneu escolhido pela fornecedora para esta prova.

Além disso, como a pista de Monte Carlo é a menos abrasiva da temporada e consequentemente, haverá uma conservação dos pneus, a Pirelli acredita que os times optarão por apenas uma parada nos boxes.   

Leia tudo sobre: formula 1pirelligp de monacopneussupermaciosmacios