Fibras óticas podem entrar em colapso

Os cabos da rede logo não suportarão mais tantos dados, segundo o site New Scientist, e cientistas buscam uma solução

iG Minas Gerais | Da Redação |

Os cabos da rede logo não suportarão mais tantos dados
Os cabos da rede logo não suportarão mais tantos dados

A internet pode estar à beira de um colapso por causa do seu crescimento. Os cabos da rede logo não suportarão mais tantos dados. O site New Scientist informa que as fibras óticas que formam o backbone físico podem entrar em colapso mais cedo do que se imagina. A capacidade informacional das fibras ópticas será superada em breve — em cinco anos atingiremos o tal número, que é o envio de 100 terabits por segundo em dados.

Cientistas se reuniram na Royal Society, em Londres, para tentar uma solução para o problema e  discutiram sobre as possibilidade de expansão e destruição da rede. A atual  complicação é que a capacidade informacional das fibras ópticas será superada em breve  - em cinco anos atingiremos o tal número, que é o envio de 100 terabits por segundo em dados.

O problema seria causado pelo "boom" de sistemas como YouTube e Netflix, que exigem um tráfego muito intenso de dados e são cada vez mais consumidos.

Os pesquisadores têm ficado sem recursos. "Truques" da ciência sempre foram utilizados para manter um método funcionando:  o sinal era sempre amplificado aumentando a potência dos feixes de luz transmitidos pela fibra óptica. Mas o limite possível que pode ser transmitido sem comprometer o equipamento (e o funcionamento da internet em si) está próximo de ser atingido.

Uma das soluções, de acordo com os cientistas, seria bombardear os cabos atuais até além do limite e descobrir como recuperar os dados do outro lado da conexão. Outra fala em utilizar novas fibras com núcleos múltiplos capazes de enviar muito mais dados.

Leia tudo sobre: fibra óticainternet