Ex-presidente da Caixa assume secretaria no governo da Bahia

Três meses após deixar a CEF, Jorge Hereda será o titular da pasta de Desenvolvimento Econômico, responsável pela política de atração de investimentos ao Estado

iG Minas Gerais | Folhapress |

SALVADOR, BA - Três meses depois de deixar a presidência da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda vai assumir uma secretaria no governo de Rui Costa (PT), na Bahia.

Hereda foi anunciado na quinta-feira (14) pelo governador como novo titular da secretaria de Desenvolvimento Econômico, pasta responsável pela política de atração de investimentos ao Estado.

Nascido em Salvador, Hereda nunca ocupou cargos públicos na Bahia. Ascendeu na política em São Paulo, onde foi secretário municipal na capital, em Diadema e em Ribeirão Pires. Foi vice-presidente da Caixa entre 2005 e 2011, quando assumiu o comando da estatal, deixando o cargo em fevereiro deste ano.

"Tenho, agora, a possibilidade de realizar um sonho que todo cidadão tem: contribuir com o seu Estado em uma função estratégica", afirmou Hereda em nota enviada pelo governo baiano.

Ao assumir o cargo, Hereda seguirá trajetória semelhante à do ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, que também assumiu uma secretaria no governo baiano após deixar o comando de uma empresa federal importante.

A posse de Hereda no novo cargo está marcada para 22 de maio.

Substituto

O ex-presidente da Caixa assume o cargo de secretário deixado por James Correia que foi nomeado para o cargo em 2009, ainda na gestão do ex-governador e hoje ministro da Defesa Jaques Wagner (PT).

Correia pediu demissão no quarto mês do governo Rui Costa, afirmando que iria dedicar-se à iniciativa privada, onde fez carreira como consultor da área de energia.

Petista de longa data, Correia ficou conhecido ao dizer a um repórter que tinha falado, por telefone, com o ex-ministro José Dirceu que então estava preso na penitenciária da Papuda. Dias depois, o ex-secretário negou o telefonema.

Em junho do ano passado, envolveu-se em nova polêmica ao usar um carro oficial para ir assistir a um jogo da Copa do Mundo em Salvador.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave