Caminhão autônomo já roda nos EUA
Protótipo Freightliner Inspiration Truck é o primeiro pesado com autorização para “dirigir sozinho” em rodovias
Em um episódio do seriado animado “Os Simpsons”, Homer resolve ser caminhoneiro e descobre um “segredinho” dos profissionais da estrada: os pesados são dirigidos por um sistema automatizado. A partir daí, como é normal no desenho, tudo vira uma grande confusão. Mas o que era ficção se tornou realidade, pelo menos nos EUA, onde a Daimler Trucks North America apresentou o Freightliner Inspiration Truck, protótipo totalmente automatizado e que, inclusive, está emplacado e autorizado a rodar pelo Estado de Nevada. Atualmente, apenas quatro Estados norte-americanos permitem a circulação de veículos autônomos em suas ruas e rodovias: Nevada, Califórnia, Flórida, Michigan; eles também são autorizados em Washington DC.
O funcionamento do sistema depende basicamente de um radar dianteiro, câmeras e sensores que detectam outros veículos à frente, assim como o tráfego, e “leem” as placas e sinalização das rodovias, únicas vias onde ele está autorizado a rodar de maneira autônoma. Mas o motorista poderá assumir o controle sempre que julgar necessário. E é ele que responderá, caso aconteça algum acidente. Na cidade, o pesado deverá ser conduzido “à moda antiga”. Além disso, o motorista é instruído a assumir o controle quando as condições da via são desfavoráveis, como quando há obras na pista ou o tempo está ruim.
Como principais vantagens, segundo executivos da empresa, caminhões autônomos seriam mais seguros e econômicos. Ele ainda conseguiria operar em comboio, com as unidades participantes interagindo entre si, o que, de acordo com informações divulgadas pela marca, reduziria o consumo em 5%, já que a formação reduziria o arrasto dos caminhões que vêm atrás.
Hoje, há apenas dois protótipos do modelo em circulação, e não há previsão de comercialização de caminhões com esse sistema.