Atletas da ginástica ofendem colega com brincadeiras racistas

Ângelo Assumpção, campeão da etapa de São Paulo da Copa do Mundo, se mostra irritado com ofensas; Confederação Brasileira da modalidade não se pronunciou

iG Minas Gerais | BRUNO TRINDADE |

Um vídeo postado na internet, em que aparecem atletas da seleção brasileira de ginástica artística, exibe mensagens racistas contra o ginasta negro Ângelo Assumpção, campeão da etapa da Copa do Mundo em São Paulo. As imagens foram postadas na rede social Snapchat, no perfil do atleta Arthur Nory Mariano que, juntamente com outros colegas, durante uma refeição, fazem piadas com a cor da pele de Ângelo.

“Seu celular quebrou. A tela quando funciona é branca... quando ele estraga é de que cor? (risos). O saquinho do supermercado é branco. E o do lixo? É preto!” gritam os atletas em tom de deboche. Ofendido, Assumpção se mostra irritado com as brincadeiras.

Em um segundo momento do vídeo, os atletas realizam uma filmagem se dirigindo ao quarto de Ângelo. Arthur Nory afirma que eles vão dar um abraço no colega, que ficou chateado com as brincadeiras. Elas invadem o quarto para abraçar Ângelo, que não aceita o pedido desculpas. “Eu não gosto de falsidade”.

Uma voz ao fundo, que parece ser de Nory, retruca Ângelo. “Não tem ninguém falso aqui. Nós te amamos”.

Nesta sexta-feira de manhã, Nory usou a sua conta do twitter para informar, sem entrar em maiores detalhes, que foi expulso da rede social Snapchat, local onde a filmagem foi postada.

Procurada pela reportagem de O Tempo, a assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Ginástica afirmou que está tentando entrar em contato com a equipe brasileira, que disputa uma competição em Portugal. 

Leia tudo sobre: GinasticavideoofensasracistasAngelo AssumpcaoArthur Nory MarianoSnapchat