Exército do Nepal encontra destroços de helicóptero desaparecido

Partes de helicóptero norte-americano foram encontradas em área florestal; oito pessoas estariam a bordo e integravam operação de resgate à vitimas de terremoto

iG Minas Gerais | AFP |

O exército do Nepal anunciou nesta sexta-feira (15) que encontrou os destroços de um helicóptero militar norte-americano, desaparecido com oito ocupantes na terça-feira (12) quando tentava entregar ajuda às vítimas dos terremotos no país.

Os destroços foram localizados em uma área florestal que fica 70 km ao Nordeste de Katmandu, informou o alto comando militar nepalês.

"Não sabemos se há sobreviventes. Precisamos obter mais informações", disse o general Binoj Basnet à AFP.

Alguns militares conseguiram chegar a pé ao local do acidente e dois helicópteros conseguiram pousar na região montanhosa.

Três corpos carbonizados foram encontrados perto dos destroços do aparelho, informou à AFP o secretário de Estado de Defesa, Ishwori Paudel, mas o porta-voz do ministério do Interior e o general Basnet não confirmaram a informação.

As Forças Armadas dos Estados Unidos anunciaram na terça-feira (12) que um helicóptero UH-1Y Huey dos Marines, que participava nas operações de ajuda humanitária, desapareceu com seis marines norte-americanos e dois militares nepaleses a bordo.

Mais de 10 aeronaves militares norte-americanas participam nas operações de ajuda às vítimas do terremoto, incluindo outros dois Huey, quatro aparelhos de transporte híbrido Osprey e um avião de carga.

De acordo com o Pentágono, outros helicópteros que voavam no momento do desaparecimento do Huey captaram conversas por rádio que mencionavam um problema de combustível.

Quase 300 militares norte-americanos participam nas operações de assistência depois do terremoto de 7,8 graus de 25 de abril, que matou mais de 8.000 pessoas.

O pequeno país asiático sofreu um novo terremoto na terça-feira (12), de 7,3 graus, que deixou mais de 100 mortos.  

Leia tudo sobre: TRAGÉDIANEPALTERREMOTOHELICÓPTEROEUAMILITARRESGATEDESAPARECEU