Entre a evolução e o jogo corporal da periferia

“Sapiência” e “TransBORDA” podem ser vistos amanhã, na programação da Mostra Benjamin de Oliveira

iG Minas Gerais | joyce athiê |

Companhia questiona a evolução do homem no espetáculo “Sapiência”
Fernanda Abdo
Companhia questiona a evolução do homem no espetáculo “Sapiência”

Com atividades até 24 de maio, a Mostra Benjamin de Oliveira cria espaços de difusão do trabalho de atores e atrizes negros e reúne performances e espetáculos de teatro e dança. Na programação do fim de semana, a dança urbana se destaca com a apresentação da Laia Cia.de Danças Urbanas, de Belo Horizonte, com a estreia de dois trabalhos, amanhã, às 20h, no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna.

“Sapiência” ancora-se na evolução das espécies, com ênfase na ancestralidade dos macacos ao homo sapiens moderno, como conhecemos hoje. “Nesse percurso, a gente questiona se a evolução do homem realmente aconteceu. Com tantas questões que a tecnologia nos trouxe e com o afastamento das pessoas, a gente se pergunta que modernidade é essa”, comenta Fernanda Abdo, bailarina e produtora, membro do grupo.

Já “TransBORDAS” é um solo do diretor da companhia, Victor Alves, que parte de observações sobre o comportamento humano no cotidiano dos aglomerados e favelas de Belo Horizonte e interpreta a forma como esses labirintos de barracos, becos e lajes imprimem um jogo próprio aos corpos que ali habitam e circulam. A Laia Cia. de Danças Urbanas nasceu do desejo de aprofundar as pesquisas sobre diversas expressões corporais, tendo como foco a dança urbana.

No fim de semana seguinte, é a vez da ginga do Breaking no Asfalto, com a apresentação de “Feito de Som e Fúria”, no sábado, às 20h, no mesmo teatro. O trabalho parte de um eterno embate na vida dos bboys: no cenário urbano aonde nasceram, encontraram no som e na fúria uma vida dividida entre cair e levantar, lutar ou dançar, morrer ou viver, livre para sempre amar.

Serviço: Mostra Benjamin de Oliveira com apresentação de “Sapiência” e “TransBORDAS, da Laia Cia. de Danças Urbanas, sábado, às 20h, no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna (av. Afonso Pena, 4.001, Mangabeiras). Entrada gratuita.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave