Exposição de contagense tem destaque na capital

>Mostra de Gilson Rodrigues conta com mais de vinte obras

iG Minas Gerais |

Gilson Rodrigues. Artista da cidade é formado pela UFMG e pela UEMG
xikão xikão/divulgação
Gilson Rodrigues. Artista da cidade é formado pela UFMG e pela UEMG

A exposição “Paisagem”, do artista contagense Gilson Rodrigues, é destaque na Galeria de Arte da Copasa, em Belo Horizonte, até o dia 31 de maio. A mostra é composta por 21 obras, que incluem pinturas e objetos de dimensões e formas diferentes, e é um convite aos apreciadores da arte. As pinturas do artista correspondem à representação de paisagens dos séculos XVIII e XIX, porém desconstruídas, com a incorporação de objetos de uso doméstico.

As paisagens imaginárias criadas pelo artista trazem uma variedade de técnicas de representação que afirmam a liberdade do artista e sua ligação com a pintura contemporânea. As diversas camadas de tinta que formam os planos das pinturas são, às vezes, sobrepostas por desenhos que interrompem a fluidez das cores. Entre a precisão do desenho e o gesto da pintura a óleo, o artista abre espaço para representar graficamente os objetos que coleciona.

Nos detalhes dos objetos mesclados, as paisagens encontram-se sob formas de folhas, flores e brotos, dentre outros elementos orgânicos, como se o artista estivesse devolvendo à natureza os objetos que pertencem a ela. A partir desse raciocínio da colagem, os objetos do cotidiano são combinados a imagens da internet e de revistas antigas. Gilson Rodrigues conta que a série em exposição surgiu de maneira espontânea. "Comecei pintando objetos e plantas da minha casa, sempre buscando formas orgânicas, fosse no jardim ou nos objetos industrializados que geralmente possuem relevos inspirados na natureza.

</CW>A mostra está na Galeria da Copasa, na rua Mar de Espanha, 525, no Santo Antônio, em Belo Horizonte. A entrada é franca, e a visitação pode ser feita das 8h às 19h, inclusive aos sábados e domingos. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave