Vacinação contra a gripe já acontece nos postos de saúde

Em Betim, expectativa é imunizar 80 mil pessoas contra o vírus da influenza

iG Minas Gerais | Lisley Alvarenga |

Em Minas, foco é imunizar os maiores de 60 anos – público mais resistente à vacinação
Luciano Lanes/pmpa/divulgação
Em Minas, foco é imunizar os maiores de 60 anos – público mais resistente à vacinação

O período do inverno está chegando e, com ele, aumentam também os índices de doenças respiratórias, principalmente, entre as crianças e os idosos. Isso porque é neste período do ano em que ocorre a maior circulação de vírus da gripe em todo o mundo. Por isso, é importante que a população esteja protegida antes do inverno chegar. Desta forma, o Ministério da Saúde iniciou, deste a última segunda-feira (4), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe.

Em Minas Gerais, o foco será a imunização dos maiores de 60 anos – público que tem se mostrado mais resistente à vacinação. Em Betim, a imunização ocorre nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, dentro do horário de funcionamento de cada uma. O objetivo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza.

Público-alvo

Além das pessoas com 60 anos ou mais, devem ser vacinados os trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, crianças acima de seis meses e menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (com até 45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas (como hipertensos e diabéticos).

O grupo foco para a campanha deve procurar uma Unidades Básicas de Saúde e apresentar o cartão de vacinas.

De acordo com o calendário do Ministério da Saúde, a mobilização nacional ocorre no sábado (9), também nas Unidades Básicas de Saúde. Neste ano, Betim tem como meta vacinar cerca de 80 mil pessoas contra a influenza.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave