Bélgica pode ficar em Juiz de Fora

Decisão ainda não está confirmada porque município já tem contrato com outros países

iG Minas Gerais | Bruno Trindade |

Depois de avaliar a cidade e as estruturas esportivas que Juiz de Fora, na Zona da Mata, podem oferecer, o Comitê Olímpico da Bélgica está prestes a confirmar o local como centro de treinamento de algumas modalidades para os Jogos do Rio 2016. A classificação dos atletas do país europeu e o fato de o município já contar com as presenças das delegações de China e Canadá, no atletismo, são as únicas pendências para a confirmação da estadia.

Em entrevista O TEMPO exclusiva ao jornal , o prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, afirmou que a estrutura da cidade e das instalações esportivas foram aprovadas e deixaram os belgas muito animados com o que viram.

“Eles gostaram muito da infraestrutura da cidade, da hospitalidade das pessoas, da rede hoteleira, da rede hospitalar, do fato de a cidade oferecer locais adequados para as práticas esportivas e da proximidade com o Rio de Janeiro. Um dos motivos que deixaram o Comitê da Bélgica indeciso foi pelo fato de já termos outras delegações confirmadas, pois eles usarão o mesmo espaço”, disse.

Siqueira contou que o outro motivo da indecisão seria a obtenção das vagas pelos atletas belgas para as Olimpíadas. “A estadia deles aqui e as modalidades também dependerão da classificação dos atletas para os Jogos. Só uma modalidade específica, que eles não revelaram qual, eles ainda vão analisar se seria adequada para os treinos. Eles aprovaram as instalações de judô, de tae-kwon-do, de atletismo. Mas vai depender das vagas que a Bélgica obtiver para as Olimpíadas”, afirmou.

Caso os europeus confirmem Juiz de Fora como sede, Siqueira afirmou que a presença de delegações estrangeiras na cidade deve parar por aí. “Existe a possibilidade de receber mais delegações. No entanto, vai depender muito porque os espaços são os mesmos. E não adianta ter muitas delegações se não tiver espaço para os treinos”, concluiu o prefeito.

Minas Gerais segue como um bom destino para abrigar delegações internacionais como sede de preparação para os Jogos Olímpicos de 2016. Antes de a Bélgica iniciar as tratativas, o Estado já havia recebido as confirmações de Grã-Bretanha (Belo Horizonte), Irlanda (Uberlândia) e Canadá e China (Juiz de Fora).

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave