Itamaraty contata mais 70 brasileiros no Nepal

Segundo a Divisão de Assistência Consular do Itamaraty, todos os 183 brasileiros localizados estão bem; contudo, no total, seriam 211 brasileiros no país asiático

iG Minas Gerais | Fernanda Viegas |

O Itamaraty informou, que até as 10h30 desta terça-feira (28), um total de 183 brasileiros foram contatados no Nepal. São 70 pessoas a mais do que o último balanço divulgado nessa segunda-feira (27). Contudo, no total, segundo familiares, seriam 211 brasileiros no país asiático.

Os brasileiros foram localizados pela Divisão de Assistência Consular do Itamaraty, pela Embaixada do Brasil em Katmandu e/ou pelos próprios familiares desde o terremoto ocorrido no último sábado (25). Todos os brasileiros localizados passam bem, segundo informou o órgão federal por meio de nota.

"Seguem não existindo informações sobre a presença de brasileiros entre as vítimas fatais e apenas dois brasileiros tiveram pequenos ferimentos", alega Ministério das Relações Exteriores. Até o momento, mais de 5.000 pessoas morreram, conforme as autoridades locais.

Além do centro de atendimento de 24h a brasileiros no aeroporto de Katmandu, foi instalado também um centro de atendimento de 24h a brasileiros no aeroporto de Nova Délhi (principal rota aérea de saída de Katmandu) para auxiliar os brasileiros que saíram do Nepal e que venham a passar pela Índia.

"O Itamaraty reitera que a missão brasileira no Nepal teve seu pessoal reforçado e está atendendo ininterruptamente, no melhor de sua capacidade, a todos os brasileiros. Os brasileiros que procuram a Embaixada têm podido usar computadores para fazer compras de passagens e efetuar telefonemas para contatar familiares no Brasil. Brasileiros também têm se alimentado na Embaixada, dadas as dificuldades de acesso a mercados e hotéis. A Embaixada tem instrução para acolher os brasileiros, caso necessário, mesmo que no Jardim da Residência, para uso como local de refúgio".

O Núcleo de Assistência a Brasileiros (NAB) do Itamaraty funciona 24h, acompanhando em tempo real a situação dos brasileiros no Nepal e mantendo contato direto com as famílias no Brasil. Os dados de contato do NAB estão disponíveis no Portal do Itamaraty.

Leia tudo sobre: brasileiroscontatatdositamaraty