Governo antecipa pagamento de INSS a moradores de Xanxerê

Último balanço da Defesa Civil em Santa Catarina mostra que cerca de 800 mil pessoas foram afetadas pelos efeitos do tornado e pelos vendavais

iG Minas Gerais | Agência Brasil |



Estimativa é que pelo menos 3.000 casas tenham sido destruídas
Julio Cavalheiro/ Secom
Estimativa é que pelo menos 3.000 casas tenham sido destruídas

Portaria do Ministério da Previdência Social publicada nesta sexta-feira (24) no Diário Oficial da União autoriza o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a antecipar o pagamento de benefícios aos moradores de Xanxerê (SC). O município foi atingido por um tornado no início desta semana.

De acordo com o texto, a antecipação do pagamento foi possível após a publicação do decreto de calamidade pública na cidade catarinense em razão dos estragos provocados pelo tornado.

O último balanço da Defesa Civil em Santa Catarina mostra que cerca de 800 mil pessoas foram afetadas pelos efeitos do tornado e pelos vendavais no Oeste do Estado. Em Xanxerê, 2,1 mil estão desalojados e 186, desabrigados.

Ao todo, 3.944 residências foram atingidas no município. O governo local registrou ainda danos em dez edificações públicas, incluindo escolas. Uma ponte também foi destruída. Dos 100 feridos, três tiveram que passar por amputações, e duas mortes foram registradas após a passagem do tornado.

Leia tudo sobre: XanxerêmoradoresdestruídaSanta Catarina