CBDA confirma que Cielo está fora do Pan de Toronto

Campeão olímpico optou por participar apenas do Mundial de Kazan, que acontecerá em agosto, pouco tempo depois da realização do evento canadense

iG Minas Gerais | FOLHAPRESS |

Cielo pede para que clássico de domingo sirva de exemplo ao Brasil
Satiro Sodré/ CBDA
Cielo pede para que clássico de domingo sirva de exemplo ao Brasil

O campeão olímpico e mundial Cesar Cielo, 28, não irá aos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em julho. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (17) pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), em São Paulo.

Cielo será a grande ausência de equipe brasileira que terá o time principal no Pan canadense assim como no Mundial de Kazan, em agosto.

Bruno Fratus, Thiago Pereira, Felipe França, Matheus Santana, Léo de Deus e Etiene Medeiros estão confirmados nos dois grandes eventos do ano e devem liderar o Brasil na busca de medalhas. O Mundial de natação acontece de 2 a 9 de agosto. Já o Pan, de 10 a 26 de julho (a natação será entre 14 e 18).

A proximidade das datas poderia causar conflito nas agendas dos nadadores, mas apenas Cielo decidiu priorizar uma das duas competições. No último Mundial, em Barcelona-2013, Cielo ganhou as medalhas de ouro nos 50 m livre e 50 m borboleta. No Pan de Guadalajara-2011, ele conquistou quatro ouros.

A delegação brasileira terá 34 nadadores em Toronto (nove mulheres e 16 homens) e 25 em Kazan (16 mulheres e 18 homens). Da viagem do Canadá para a Rússia, a equipe nacional fará um período de treinos (aclimatação) em Rio Maior, em Portugal.

Leia tudo sobre: cesar cielonataçaopan americanotorontomundial em kazan