Cruzeiro acionará Justiça ainda nesta terça, garante Gilvan

De acordo com artigo 35 do regulamento, partida pode ser mudada desde que haja acordo entre clube mandante e emissora detentora dos direitos

iG Minas Gerais | LOHANNA LIMA |

Gilvan está inclinado a cumprir contrato com o BMG até o fim
Washington Alves/VIPCOMM
Gilvan está inclinado a cumprir contrato com o BMG até o fim

A terça-feira ficou quente nos bastidores do clássico mineiro com promessa de ida à Justiça Desportiva por parte do Cruzeiro. Em contato com o Super FC, o presidente celeste, Gilvan de Pinho Tavares, garantiu que o departamento jurídico do clube celeste está sendo preparado para entrar com a ação, ainda nesta tarde, a fim de que a Federação Mineira de Futebol (FMF) cumpra o regulamento do Campeonato Mineiro.

“Nós vamos, sim, levar esse caso adiante. O departamento jurídico do Cruzeiro está preparado para acionar o TJD ainda hoje, com o objetivo de fazer com que a federação cumpra o regulamento. A FMF está colocando o Atlético acima do Cruzeiro e da TV Globo, que são as partes que devem entrar em acordo para que jogo seja no sábado. A TV deixou a decisão nas mãos da Federação e dos clubes, e a Federação só levou em conta o posicionamento do rival", dispara Gilvan.

Ainda de acordo com o dirigente celeste, o presidente da FMF, Castellar Guimarães, garantiu que o jogo seria remarcado para sábado, em uma conversa por telefone entre os dois. “Nos falamos por telefone na semana passada e ele justificou o motivo de ter mantido o primeiro jogo para o domingo. Era uma forma de não prejudicar o Atlético, que havia jogado na quinta-feira, pela Libertadores. No entanto, ele me garantiu que o Cruzeiro também não seria sacrificado no segundo jogo, já que vamos jogar na terça seguinte ao clássico. Ele não cumpriu o combinado”, revela.

Na manhã desta terça-feira, o presidente do Atlético, Daniel Nepomuceno, declarou que o Atlético posicionou para que não houvesse mudança na data do clássico. “Li as notas da Globo e da Federação sobre a partida. Como eu disse ontem, o posicionamento do Atlético é a preferência por jogar domingo, às 16h. Nosso foco é o jogo de amanhã pela Libertadores. A Federação foi muito clara”, disse à Rádio Itatiaia.

De acordo com o artigo 35 do Campeonato Mineiro, o clube visitante não precisa ser consultado quanto a alteração da data do jogo. O parágrafo prevê que apenas a equipe mandante e a TV decidam sobre o dia do jogo.

Leia na íntegra o artigo 35 do regulamento do Estadual.

Artigo 35 - A tabela da competição (locais, horários e datas dos jogos) poderá ser modificada, de ofício, pelo Presidente da FMF, ou obedecidas as seguintes condições:

I - encaminhamento formal da solicitação ao Departamento de Futebol ([email protected]) pela parte interessada, observado que:

a) são consideradas partes diretamente interessadas o clube mandante e a emissora detentora dos direitos de televisão (quando a solicitação for relacionada à sua grade de programação, se assim estabelecido em contrato);

b) é necessária, em quaisquer dos casos, a análise prévia e aprovação do Departamento de Futebol.  

Leia tudo sobre: CruzeiroFMFGilvan