Negociação sobre programa nuclear no Irã pode ser retomada em breve

Algumas questões, entre elas o fim das sanções ao Irã e o mecanismo para substituí-las em caso de descumprimento do acordo, ainda não foram decididas

iG Minas Gerais | Agência Brasil |

As discussões entre peritos sobre o programa nuclear iraniano podem recomeçar na próxima semana para tentar resolver os detalhes técnicos do acordo firmado no início deste mês, disse nesta terça-feira (14) a porta-voz do Departamento de Estado, Mari Harf.  “Acreditamos que os peritos vão retomar o trabalho no início da próxima semana. Mas nada está definido”, acrescentou.

O acordo firmado no dia 2 deste mês em Lausanne, na Suíça, depois de meses de negociações entre o Irã, a China, os Estados Unidos, a França, o Reino Unido, a Rússia e Alemanha, regulamenta os detalhes técnicos e legais para tentar chegar, até o fim de junho, a um acordo final sobre o programa nuclear iraniano.

Algumas questões, entre elas o fim das sanções ao Irã e o mecanismo para substituí-las em caso de descumprimento do acordo, ainda não foram decididas.

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, reuniu-se nesta terça, a porta fechada, com os 435 membros da Câmara dos Deputados para explicar o acordo firmado.

Antes do início do encontro, Kerry disse aos jornalistas que iria “esclarecer detalhes porque muitos fatos foram deturpados”.

O Congresso reiniciou nesta terça-feira (14) os trabalhos, depois de duas semanas de férias, e deve reconsiderar o projeto de lei para que o presidente Barack Obama submeta ao Parlamento qualquer acordo definitivo com o Irã.

Leia tudo sobre: Negociaçãoprograma nuclearIrãacordoeua