História africana em multimídia

Irmandade do Jatobá lança kit com livro, CD e DVD; há pelo menos 130 anos, a tradição do Reinado e do Congo é preservada

iG Minas Gerais | lucas simões |

As guardas da Irmandade do Jatobá em manifestação do Reinado
As guardas da Irmandade do Jatobá em manifestação do Reinado

Há pelo menos 130 anos, a tradição do Reinado e do Congo, culto a devoções católicas negras e à manutenção de representantes de linhagens ancestrais africanas, é preservada por um grupo mineiro sem qualquer registro documental. Somente agora, porém, A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá ganha uma homenagem à altura de sua história, com a inauguração de um Centro de Memória, além do lançamento de um conjunto formado por livro, CD e DVD, que revelam fotos, documentos históricos, textos e cantigas religiosas nunca gravadas em disco.

O lançamento, com festa na sede da Irmandade do Jatobá, no bairro Itaipu, amanhã, faz parte de uma parceria entre a comunidade e a Associação Cultural Cachuera!, de São Paulo, dedicada ao resgate da memória africana.

No caso mineiro, “O Reinado da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá” é uma obra multimídia dividida em três partes, que será distribuída para escolas públicas da capital mineira. aO livro de 224 páginas, por exemplo, traz textos de membros da Irmandade Jatobá e pesquisadores históricos sobre a origem preservação da religiosidade. Aparada nisso, a publicação remonta desde a chegada dos africanos ao Brasil, sua distribuição por cidades, os preconceitos, anseios e histórias focadas principalmente em Minas Gerais – onde a tradição do Reinado e do Congo é recorrente com centenas de grupos no Estado.

Junto com o livro, um disco com o registro de 20 canções compostas entre 1992 e 2011, resgata a história de cantigas e orações de diferentes gerações da Irmandade Jatobá nos últimos 20 anos. Como complemento imprescindível para entender a história do Congado e do Congo, o videodocumentário “Contas do Rosário” sela a produção ao expor filmagens dos rituais da Festa de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá, realizada em 2011 e 2013.

Para Paulo Dias, presidente da Associação Cultural Cachuera!, o trabalho tende a servir como impulso para que os religiosos mantenham sua memória preservada e não precisem mais de ações de terceiros. “Os livros, CDs e DVDs desta série são como um estopim para que os integrantes das comunidades se tornem protagonistas de suas próprias histórias, a ponto deles não precisarem mais de ações como estas. São pessoas que guardam consigo preciosos conhecimentos ancestrais”, diz Paulo.

No evento de lançamento, a Irmanada do Jatobá vai oficializar a inauguração do Centro de Memória da comunidade, localizado na própria sede da, no bairro Itaipu. Todo o espaço será equipado com computadores e leitores de áudio e vídeo para gestão de arquivos audiovisuais.

Agenda

O QUE. Lançamento “O Reinado da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá”

ONDE. Irmandade do Jatobá (rua Paulínia, 21, Itaipu)

QUANDO.

Amanhã, 13h30

QUANTO.

Entrada franca

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave