Construtora foi autuada 15 vezes pela PBH

iG Minas Gerais | bernardo miranda |

Para reparos, viaduto Gil Nogueira fica interditado até domingo
MARIELA GUIMARAES / O TEMPO
Para reparos, viaduto Gil Nogueira fica interditado até domingo

Após a queda do viaduto Batalha dos Guararapes, na avenida Pedro I, a Construtora Cowan foi autuada 15 vezes pela Prefeitura de Belo Horizonte por problemas relacionados aos trabalhos de implantação do Move ao longo do corredor Antônio Carlos/ Pedro I. Apesar dos erros encontrados em pelo menos três dos sete viadutos da empresa, a maioria das irregularidades constatadas pelos fiscais da prefeitura foi a demora da empresa em reparar danos causados durante a obra. A empresa afirma que recorreu de todos os casos e não foi condenada em nenhum deles.

A reportagem fez o levantamento das autuações publicadas no “Diário Oficial do Município” (DOM), de 3 de julho de 2014, quando o viaduto caiu, matando duas pessoas, até ontem. Foram nove multas por deixar de fazer reparos por danos causados pelas obras, duas por deixar de fazer correções para estabilidade de terreno vizinho, duas por execução de obras sem licença, uma por depositar entulho em local público e uma por deixar de apresentar laudo referente às condições de risco do imóvel.

As infrações não viram multas automaticamente e a empresa tem 15 dias para recorrer. Em nota, a empresa afirmou que as “autuações são improcedentes, valendo o registro de que todas estão suspensas, em razão de recursos administrativos”. A Cowan afirma que não pagou nenhuma multa até agora da obra de implantação do corredor do Move na Antônio Carlos/ Pedro I.

A duplicação da Pedro I não foi concluída em razão de pendências de projetos, segundo a construtora. A empresa afirma que a obra deve ser entregue em 8 de maio.

interdição. Começaram na madrugada de ontem as obras de reforço do viaduto A (Gil Nogueira) da avenida Portugal. A estrutura apresentou rebaixamento de 2,5 cm após problemas nos aparelhos de apoio, causados por falha no projeto elaborado pela Consol. O viaduto e a pista mista da Pedro I ficarão interditados até domingo, às 12h.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave