“Downton Abbey” chega à TV Cultura

Série chegou a 11 milhões de telespectadores por episódio só no Reino Unido

iG Minas Gerais |

ITV
undefined

SÃO PAULO. Hoje, a partir das 22h, a TV Cultura apresenta uma aguardada estreia. Antes exibida somente pelo GNT, a série “Downton Abbey”, vencedora de três Globos de Ouro, ganha mais um canal de exibição. Os episódios irão ao ar de quarta a sexta, após o “Jornal da Cultura”. “Estávamos tentando trazer essa série para a Cultura desde 2013, mas tivemos problemas financeiros, e a ideia foi adiada. Nós já tínhamos uma tradição de exibir séries mais sofisticadas”, avalia Rita Okamura, responsável pela programação do canal. “Essa série é bastante especial e merece espaço, principalmente por falar muito de história”, diz. 

Ambientada em uma cidade do interior da Inglaterra, no início do século XX, a série “Downton Abbey” mostra a rotina de uma família rica, que vive em uma propriedade rural, rodeada de empregados.

Nos primeiros capítulos, o patriarca Robert Crawley (Hugh Bonneville) recebe a notícia de que um membro da família morreu a bordo do Titanic e, com isso, o novo herdeiro da mansão passa a ser um primo distante, Matthew Crawley (Dan Stevens).

A novidade faz a família Crawley se preocupar com o destino do lugar. Os dramas dos familiares e empregados que vivem na imensa propriedade passam pela Primeira Guerra Mundial, pela gripe espanhola e pela influência dos modernos costumes norte-americanos, que aterrorizam os personagens, como a condessa Violet (Maggie Smith), uma das mais queridas pelos fãs, além do mordomo Charles Carson (Jim Carter).

Fãs. O dia a dia de uma família aristocrática e de seus empregados é o que atrai os fãs de “Downton Abbey”. “Gosto de produções de época, mas o que mais me interessa na série é que eles mostram também a vida dos empregados”, diz a publicitária Katia Borrego. “É legal ver também uma família tradicional que precisa acompanhar as mudanças do mundo”, afirma.

Já a representante comercial Angela Fernandes vê a série pela beleza das cenas. “Além do contexto histórico, chama a atenção o cuidado com os detalhes e o acabamento estético”. A terapeuta Regina Célia Salles Nunes destaca Violet como sua personagem favorita. “Ela é observadora, tem uma língua afiada e saca tudo no ar.

Sucesso

Honras. “Downton Abbey” foi a produção mais premiada da história da TV britânica e a série de maior audiência no Reino Unido nos últimos anos, com uma média de 11 milhões de telespectadores por episódio.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave