Paulo Vilhena faz sucesso como Salvador

Personagem esquizofrênico do ator tende a crescer ainda mais na novela

iG Minas Gerais |


Vilhena tem recebido muitos elogios na internet por sua atuação
Globo
Vilhena tem recebido muitos elogios na internet por sua atuação

São Paulo. Foram poucas, até aqui, as aparições de Paulo Vilhena em “Império” (Globo) – apenas 11 cenas em 43 capítulos. Mas, pela repercussão positiva de sua atuação como o esquizofrênico Salvador, a tendência é que Aguinaldo Silva aumente a participação dele na trama.

O autor já elogiou publicamente o intérprete, que agora agradece e comemora o sucesso que tem feito com o público. “Achei surpreendente, pois os elogios nas redes sociais apareceram logo que as primeiras cenas foram ao ar”, conta, referindo-se à repercussão na internet. “Estou adorando. É um personagem com atrativos diferenciados”.

Preso por ter matado a namorada a facadas, durante um surto, o pintor esquizofrênico que o ator interpreta tem um passado nebuloso e trejeitos associados à doença – que promove a fuga da realidade. “Li muito sobre o assunto e cheguei a passar horas em um hospital psiquiátrico já incorporando o Salvador. Fui muito bem recebido pelos pacientes”,conta Vilhena.

Ele afirma que a experiência o ajudou a compor o personagem. “O convívio com eles me permitiu apreender algumas características que são reais”."

O ator ressalta, porém, que há uma abertura à criação. “Claro que o comprometimento com a realidade é delicado. O que fazemos é como uma licença poética. Salvador tem uma linguagem lúdica. Tem uma coisa surrealista”, avalia.

Para dar vida ao pintor Salvador, Paulo Vilhena estuda os movimentos comuns a um artista plástico, além de questões relacionadas à esquizofrenia.

Ainda assim, ele confessa não ter desenvolvido habilidades suficientes para fazer seus próprios quadros ou desenhos. “Em casa eu brinco com giz e lápis de cor, mas é apenas como um exercício de libertação”, esclarece. “Não é nada que dê para expor para alguém que não seja da família”, ri.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave