Belo Horizonte celebra o St. Patrick’s Day com festa e dia verde

Parque das Mangabeiras reuniu 9.000 pessoas; comemoração irlandesa ocorreu em pelos menos sete lugares na capital

iG Minas Gerais | Joana Suarez |

Cidadades - Belo Horizonte -  Minas Gerais
9 edicao da Festa de St Patrick`s Day 2015 no Parque das Mangabeiras
na foto: Sarkya Barreiros

Foto: Uarlen Valerio/ O Tempo 14-03-2015
Uarlen Valério
Cidadades - Belo Horizonte - Minas Gerais 9 edicao da Festa de St Patrick`s Day 2015 no Parque das Mangabeiras na foto: Sarkya Barreiros Foto: Uarlen Valerio/ O Tempo 14-03-2015

Abadá, fantasias e acessórios (chapéus, óculos) verdes, até o batom e a cerveja foram esverdeados, tudo isso rodeado por montanhas, também verdes. A cor que tomava conta do Parque dos Mangabeiras homenageava o São Patrício, mas o que importava mesmo era comemorar com muita bebida e rock’ i n roll. A prova de que o ‘St. Patrick’s Day’ – mesmo sendo um padroeiro da Irlanda – já virou tradição na capital mineira é que os duendes ‘invadiram’ pelo menos sete neste sábado (14).

No Parque das Mangabeiras, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, a comemoração reuniu cerca de 9.000, que era a lotação máxima do local. A maioria pagou R$ 50 para curtir a festa. A organização do evento garante que esse é o maior St. Patrick’s Day do país, celebrado pelo 9º ano, sendo a quarta vez no parque, com 9 horas de música em três palcos. “Esse é um dos poucos eventos só de rock na cidade. Virou moda e já faz parte do calendário oficial”, afirmou uma das produtoras, Ana Paula Pinheiro, da MOV3.

Já na entrada, o público podia customizar o abadá com a turma da faculdade de moda da Una, e comprar os acessórios verdes. 

“Adoro me fantasiar e sou apaixonada pela cultura irlandesa, por isso vim à caráter. Meu sonho é viajar para Irlanda”, contou a empresária Saskya Barreiros, 23. A maioria estava com o copo de cerveja na mão – atrativo que deu origem a celebração da data – mas o clima festivo agradava até mesmo quem não podia beber. “Estou vindo pela segunda vez, mesmo sem bebida porque sei que o ambiente e a música são muito bons”, disse a monitora escolar Jéssica Garcia, 26, que estava numa turma de 15 pessoas.

"Não conheço a fundo a história (São Patrício), mas gostei da tradição e do público misturado da festa. Vim pela primeira vez (no Mangabeiras)”, disse Luiz Eduardo Costa, 27, auxiliar de faturamento

O festejo também conhecido como Paddy’s Day ocorreu ainda no Pátio Cervejeiro Backer, no Olhos D’água, na praça dos Quatro Elementos, no Jardim Canadá, em Nova Lima, e logo mais à noite, a partir das 22h, em boates da capital, como no Lord Pub, no Jack Rock Bar e no Cirus Rock.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave