Rafael dos Anjos pode ser o primeiro brasileiro a conquistar cinturão

Confronto do UFC 185 se dará com o norte-americano Anthony Pettis, atual campeão da categoria

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

A luta principal do UFC 185 deste sábado traz o carioca Rafael dos Anjos, com 30 anos, que disputa o cinturão peso leve, às 19h30 (de Brasília), em Dallas, Estados Unidos. O confronto se dará com o norte-americano Anthony Pettis, atual campeão, que conquistou o título em agosto de 2013, quando finalizou o então campeão Ben Henderson,que já foi nocauteado por Rafael, em agosto do ano passado.

Em caso de vitória, Rafael, o faixa preta de jiu-jitsu, entra para a história não só como o primeiro brasileiro a conquistar o título da categoria, como também o único lutador com nacionalidade diferente dos demais campeões. A categoria teve até hoje seis campeões, todos dos Estados Unidos. São eles: Jens Pulver, Sean Sherk, BJ Penn, Frankie Edgar, Ben Henderson, além do já citado Pettis.

Na pesagem que aconteceu nesta sexta, as fortes encaradas levaram o público que estava presente a se levantar. Os dois estão com 70,3 kg, limite da categoria, e Rafael está um centímetro abaixo de Pettis, que tem 1,70m. O clima tenso da medição adianta o que está por vir no confronto que acontece entre diferentes estilos.

Depois da sua conquista em 2013, Pettis defendeu seu cinturão uma única vez em função de lesões. A luta aconteceu em dezembro passado, quando, por finalização, bateu Gilbert Melendez. Anthony Pettis é um dos lutadores mais temidos atualmente, sempre surpreendendo os adversários com movimentos inusitados, que saem de ângulos que menos se espera.

Rafael dos Anjos teve seu início no UFC em 2008 de maneira irregular. Com quatro vitórias e quatro derrotas, o faixa-preta de jiu-jítsu vive um momento melhor após treinar com Rafael Cordeiro na Kings MMA, em Los Angeles. Ele mergulhou nos treinamentos de muay thai e teve uma evolução considerável na parte em pé. As suas últimas nove lutas lhe renderam oito vitórias, duas por nocaute contra Jason High e Ben Henderson, em 2014. No fim do ano passado, ele garantiu a chance de disputar o cinturão ao vencer Nate Diaz.

Leia tudo sobre: rafael dos anjospettisufcluta