Kerry diz que acordo nuclear com Irã ainda possui lacunas importantes

O grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha) se comprometeu a concluir até 31 de março um acordo político com o Irã para estabelecer a natureza pacífica de seu programa nuclear

iG Minas Gerais | folhapress |

O secretário de Estado americano, John Kerry, afirmou neste sábado (14) que as negociações sobre o programa nuclear do Irã registraram alguns avanços, mas ainda existem "algumas lacunas importantes" que devem ser resolvidas.

"O objetivo das negociações não é simplesmente chegar a um acordo, e sim conseguir o acordo adequado", disse Kerry, que participa de uma conferência internacional de investidores no Egito, no balneário de Sharm el-Sheikh.

"Conseguimos alguns avanços, mas ainda restam lacunas importantes", declarou Kerry. As conversações entre a comunidade internacional e Teerã sobre o programa nuclear iraniano estão entrando na fase decisiva. Kerry se reunirá com o chanceler iraniano Mohamad Javad Zarif na Suíça no domingo (15).

O grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha) se comprometeu a concluir até 31 de março um acordo político com o Irã para estabelecer a natureza pacífica de seu programa nuclear.

As partes esperam um acordo completo que inclua os detalhes técnicos até 1º de julho. Com o acordo seriam suspensas as sanções internacionais impostas a Teerã pelo enriquecimento de urânio, um processo que pode resultar na fabricação da bomba atômica.

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, criticou o grupo de potências e fará um aguardado discurso no Ano Novo iraniano, em 21 de março.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave