Edital será lançado em maio, diz PBH

O projeto, estimado em R$ 300 milhões, prevê a substituição de tecnologia em todos os 178 mil pontos de iluminação durante três anos

iG Minas Gerais | nathália lacerda |

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vai trocar a iluminação pública da cidade por lâmpadas de LED. De acordo com Délio Malheiros, vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente, a previsão é que o edital seja lançado em maio deste ano.  

“A Estruturadora Brasileira de Projetos está nos auxiliando neste projeto. Além disso, o Banco Mundial já apresentou um diagnóstico, dizendo que a instalação das lâmpadas (de LED) é viável e econômica”, disse o representante do Executivo.

O projeto, estimado em R$ 300 milhões, prevê a substituição de tecnologia em todos os 178 mil pontos de iluminação durante três anos. A expectativa é a de que a troca das lâmpadas promova economia de 80% no consumo de energia e aumente a sensação de segurança.

“A ideia é iluminar toda a cidade. Com isso, além de reduzir o consumo de energia e contribuir com a diminuição da poluição, vamos melhorar a segurança pública”, disse.

Entenda. Desde dezembro de 2014, a iluminação pública não é mais responsabilidade da Cemig, mas do Executivo municipal, conforme determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave