A sustentável potência do prato

iG Minas Gerais | Renato Quintino |

Fish and Chips, prato típico em um restaurante com vista para o mar, em Dingle, na Irlanda
Andréa Juste/divulgação
Fish and Chips, prato típico em um restaurante com vista para o mar, em Dingle, na Irlanda

Um dos melhores ingredientes da gastronomia vem da chamada “cozinha de pobre”, em que as batatas reinavam soberanas como ingrediente sempre acessível e que alimentava muita gente. Chamada de “trufa do pobre” para os esnobes do século XVIII, a batata que veio da América se tornou o prato principal de muitas cozinhas europeias como a irlandesa.

Os irlandeses são famosos por não darem muita importância ao que comiam, e sua cozinha contou com mãos talentosas que extraíam sabores de receitas rústicas focadas no aproveitamento das batatas.

Os exemplos são colcannon(batata, alho e repolho), champ (batatas amassadas com salsinha e cebolinha), Dublin coddle (linguiça de porco cozida com batatas ensopadas) e o boxty (panquecas de batatas).

Cervejas

A cozinha irlandesa tradicional é robusta como as suas famosas cervejas no estilo Stout – onde a Guiness é o maior destaque, seguida pela Murphy’s e a Beamish.

A começar pelo café da manhã composto de linguiça, bacon, ovos, pudim preto (de sangue), cogumelos, torradas e pão.

Nada muito diferente do café da manhã de muitos povos da Europa do norte e dos EUA, se não fosse a questão de a Irlanda ter um dos mais altos índices de infartos do mundo. Com a sua gastronomia rev<CW-1>ista no final dos anos 80 a partir desse índice, há hoje o estímulo no desenvolvimento de receitas com excelentes ingredientes, como salmão e truta, ostras, camarões, vegetais e legumes, pão de soda, além, é claro, de batatas variadas.

Queijos

A grande diversidade de queijos traz também variedade para a mesa irlandesa, que tem ainda como destaques pratos como o porridge (cereais cozidos com leite) e a clássica carne de panela, o irish stew, talvez o prato mais conhecido da Irlanda.

Bebidas

Como todo país se destaca em alguns itens no universo da gastronomia, a Irlanda tem, além das excelentes cervejas de estilo muito próprio, o seu irish whiskey (a grafia é assim mesmo, diferente do whisky escocês), o seu irish cream (o Baileys é sucesso internacional) e o seu célebre irish coffee (feito com café, whiskey, açúcar e creme).

Nem só de insustentáveis levezas vive o mundo da gastronomia.

A cozinha irlandesa tradicional é robusta como suas famosas cervejas no estilo Stout

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave