Fé e natureza perto de BH

Pedro Leopoldo e Lagoa Santa abrigam os circuitos turísticos Chico Xavier e das Grutas

iG Minas Gerais | Bernardo Almeida |

<CW-30>Muitas vezes valorizamos o que está longe do nosso alcance e não nos damos conta de grandes valores culturais bem próximo a nós. Isso explica por que muitos belo-horizontinos ainda não “descobriram” dois circuitos turísticos, a menos de uma hora da capital: Chico Xavier e das Grutas. Ambos são uma ótima pedida tanto para quem pretende passar um fim de semana quanto para programas mais longos, devido à boa estrutura hoteleira e de restaurantes, embalados pelo crescimento da “aerotrópole” de</CW> Confins. [INTERTITULO]Chico Xavier [/INTERTITULO]<CW-30><CS9>Em Pedro Leopoldo, o mais célebre filho da cidade, o médium Francisco Cândido Xavier – mais conhecido como Chico Xavier –, proporciona um passeio com enfoque no seu legado. A gama de informações somada à vivacidade dos relatos sobre sua vida e seu trabalho espírita estabelecem um valor ecumênico, capaz de cativar o mais cético dos turistas. </CS>A vida de Chico Xavier é esmiuçada por visitas guiadas que permitem conhecer curiosidades do autor de mais de 450 obras psicografadas. Da praça central, batizada em sua homenagem, o visitante já dá de cara com uma estátua e um busto que dão o tom da grandeza da figura. No açude do Capão, conhecem-se as margens do rio onde Chico Xavier encontrou, na década de 30, o espírito de Emmanuel, que se tornaria seu orientador espiritual. <CS9>Na Fazenda Modelo, administrada pela UFMG, junto com a Federação Espírita Brasileira e a União Espírita Mineira, está o Espaço Cultural Chico Xavier, inaugurado em 2010. Trata-se da fazenda onde Chico trabalhou como faxineiro e escriturário. Destaque para um imponente flamboyant, que emociona os turistas. É que o médium dizia que essa árvore era um portal para um hospital destinado a receber espíritos de várias nacionalidades, especialmente durante a Segunda Guerra Mundial. </CS><CS9.1>Mas um dos pontos mais interessantes da visita é a casa onde Chico Xavier nasceu. Transformada em um verdadeiro museu com seus objetos de uso pessoal, como os óculos e a característica boina, o Centro Espírita Luiz Gonzaga também possibilita uma interação viva com a história do médium. Portanto, não se espante ao encontrar familiares dele, como a sobrinha Marta Xavier, que, aos 80 anos, tem energia de sobra para preparar a sopa que alimenta cerca de 150 pessoas carentes todos os sábados. Quem está familiarizado com livros e filmes biográficos de Chico Xavier poderá também ver uma das três mães de Chico Xavier, personagens que inspiraram o filme de 2011, e que trabalha lá.

Flamboyant na Fazenda Modelo seria um portal para um hospital em outra dimensão

Uma gruta ornamentada

<CW-34>Lagoa Santa foi o nome dado à cidade que cresceu em volta de uma porção de água com ação curativa. Por trás do mito que atribuiu uma aura holística à região, há uma explicação na formação geológica: a presença de carbonato de cálcio nas rochas, o que não só curava as feridas dos exploradores como gerou os deslumbrantes efeitos ainda vistos hoje na gruta da Lapinha. Tais ornamentações – que caracterizam os salões Catarata, Couve-Flor e Rosto de Índio (nomes autoexplicativos, a partir da observação das formas rochosas) – são resultantes de uma área que, há 600 milhões de anos, estava submersa pelo mar. <CW-46>O local, descoberto pelo naturalista dinamarquês Peter Lund, desenha uma formação cavernosa que possibilita um relaxante e instrutivo passeio por 500 m de extensão e 40 m de profundidade. Destaque para a Catedral, um imponente salão surgido do encontro de rios em sua curiosa “lapidação”, criando um cenário com direito a altar e órgão, o que a torna bastante procurada para ensaios fotográficos de noivas. </CW>Da gruta, segue-se pela Trilha da Travessia, que leva ao Parque do Sumidouro, repleto de pinturas rupestres e que gera a eterna dúvida sobre o destino de suas águas, e ao mirante, de onde se avista uma deslumbrante paisagem, preenchida, às vezes, pela lagoa do Sumidouro, abastecida por três córregos e que atualmente está em período de seca, um ciclo que se repete a cada 12 anos. O local ainda relembra os fósseis encontrados por Lund.

DICA DE HOSPEDAGEM

Lagoa Santa Onde <MC>Ramada Airport Hotel Lagoa Santa </MC>Informações e reservas <MC> Pelo telefone (31) 4005-1006 ou pelo e-mail reservas@verthoteis.com.br </MC>Diárias <MC>Nos fins de semana, o preço para dois adultos (na categoria luxo, com café da manhã e internet) custa a partir de R$ 158 + 3% de ISS. <EM></MC><QA0> Infraestrutura <MC>À disposição dos hóspedes: sauna, piscina e academia. O hotel também possui restaurante próprio e room service 24 horas </MC>Vantagens <MC>O hotel tem vaga de garagem mediante disponibilidade, além de estar próximo a bares, restaurantes e supermercado <EM><QA0> </MC><EM><QA0> Endereço <MC><CW-11>Avenida Acadêmico Nilo Figueiredo, 2049, no bairro Joana Darc, em Lagoa Santa  

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave